PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: IRAKTANIA VITORINO DINIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRAKTANIA VITORINO DINIZ
DATA: 27/05/2020
LOCAL: Ambiente Virtual - https://meet.google.com/coh-rvqo-txu
TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA E ADAPTAÇÃO DE PESSOAS COM ESTOMAS INTESTINAIS
PALAVRAS-CHAVES: Estomia; Adaptação; Qualidade de Vida; Reabilitação; Cuidado de Enfermagem.
RESUMO: Introdução: As pessoas com estomas intestinais se deparam com muitos desafios frente as mudanças que ocorrem após a realização do procedimento cirúrgico, é um acontecimento adverso e complexo na vida da pessoa. Ocorrem modificações de seu corpo, da autoimagem de aceitação, alterações na vida, social, psicológica e espiritual, atrelado as dificuldades de adaptação e comprometimento da qualidade de vida. Esta pesquisa surgiu com o propósito de conhecer esta população e intervir de forma a contribuir para a reabilitação destes no âmbito geral, ancorada na Teoria de Adaptação de Callysta Roy. Objetivos: analisar a adaptação e a qualidade de vida de pessoas com estomas intestinais; traçar o perfil epidemiológico de pessoas com estomas intestinais; verificar a qualidade de vida e a adaptação de pessoas com estomas intestinais; elaborar uma cartilha educativa para uso do oclusor da colostomia; analisar a qualidade de vida e adaptação das pessoas colostomizadas antes e após o uso do oclusor. Método: o estudo foi desenvolvido em duas etapas. A primeira foi uma pesquisa do tipo exploratória, analítica, com delineamento transversal e de abordagem quantitativa, estudo com dados secundários, composto por 400 prontuários e 150 pessoas estomizadas, utilizando a técnica de entrevista estruturada e aplicação de três instrumentos: dados sóciodemográfico e clinico, City of Hope Quality of Life – Ostomy Questionairenaire e Escala de Nível de Adaptação de estomizados-ENAE, com base no modelo de adaptação de Callysta Roy. O local do estudo foi o serviço de atendimento à pessoa estomizada no Centro de Referência e Cuidados a Pessoa com Deficiência. Os dados foram organizados e analisadas por meio de estatísticas descritivas e inferencial. As diferenças entre as médias relativas aos escores da escala COH-QOL-OQ e da ENAE, utilizou-se o teste de Mann-Whitney e o teste de Kruskal-Wallis. A associação entre os domínios foi avaliada pelos testes paramétricos t de Student, ANOVA e, Regressão linear múltipla com dados padronizados e análise de agrupamento, realizou-se, respectivamente, os testes Post Hoc e Mann-Whitney. A segunda etapa, pesquisa quanti e qualitativa de intervenção com treinamento para uso do oclusor da colostomia e avaliação da adaptação e qualidade de vida, contou com 26 pessoas colostomizadas. Nesta etapa foi elaborada a cartilha de treinamento para as pessoas colostomizadas. Para as análises quantitativas no estudo de intervenção utilizou a estatística descritiva e inferencial que após verificação de normalidade, para fins de comparação da intervenção antes e após o uso do oclusor, utilizou o teste T pareado e teste de correlação de Pearson. Para todas as análises realizadas adotou-se o nível de significância de p<0,05. Quanto aos dados qualitativos as entrevistas foram transcritas e organizadas em um corpus e processadas com o auxílio do software de Análise Textual IRaMuTeQ versão 0.7alfa 2 (Interface de R pourles Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). O estudo foi previamente submetido a análise do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba e aprovado sob CAAE nº 80964717 4 0000 5188, parecer 2.562.857. Resultados preliminares: Conhecer o perfil das pessoas com estoma intestinal é fundamental para planejar o acolhimento, auxiliar o tratamento, a reabilitação e subsidiar futuras intervenções no cuidado, com vistas a melhorias no serviço assistencial de saúde da Paraíba, auxiliando assim as equipes de saúde nas ações a esta clientela. Após o uso do oclusor observou-se escores estatisticamente melhores de adaptação e qualidade de vida. Em se tratando de colostomizados em caráter definitivo, os sistemas de continência, em especial o oclusor da colostomia, constitui um componente favorecedor da reabilitação, adaptação e qualidade de vida, conforme comprovado neste estudo. A qualidade de vida e a adaptação apresentam relação entre si a partir do uso do oclusor, essa correlação é forte e positiva.
Externo à Instituição - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONÇA
Interno - 3076637 - ANA MARIA DE ALMEIDA