PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KAROLINE DE LIMA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAROLINE DE LIMA ALVES
DATA: 28/05/2020
LOCAL: Ambiente Virtual - https://meet.google.com/jpt-rbx-mpv
TÍTULO: VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NO OLHAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
PALAVRAS-CHAVES: Violência; Idoso; Crianças; Adolescentes; Representações Sociais.
RESUMO: INTRODUÇÃO: a violência contra a pessoa idosa tem apresentado crescimento em grande parte dos países, configurando-se um desafio para o poder público, sociedade e para os setores da saúde que, por sua vez, necessitam de estratégias eficazes na promoção da saúde e melhora na qualidade de vida. O olhar da sociedade sobre o idoso, pode apresentar relação com o aumento dos casos de violência, podemos observar na história que a visão sobre a pessoa idosa foi muito diferente em cada época vivida pela humanidade, sendo valorizado em algumas e desprezado em outras. Deste modo, é importante observar o relacionamento entre os idosos e os jovens, ou seja, entre pessoas de outras faixas etárias. Para tanto, o conceito da criança e do adolescente sobre a violência contra a pessoa idosa, pode subsidiar informações para construção de estratégias de prevenção, considerando que estes possam conviver com idosos e ser os adultos do futuro que irão ser cuidadores, bem como prover saberes sobre a violência contra a pessoa idosa, maus-tratos, exploração, abandonos emocionais, financeiros, nutricionais ou físicos causados a essa população. OBJETIVOS: analisar as representações sociais sobre violência contra a pessoa idosa, construídas por crianças e adolescentes; explorar a diferenciação das representações sociais sobre violência contra a pessoa idosa segundo crianças e adolescentes; medir a atitude de crianças e adolescentes frente a pessoa idosa e, propor uma Cartilha de Ações Educativas de Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa para Crianças e Adolescentes da Rede de Ensino. PERCURSO METODOLÓGICO: trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem mista (quanti-qualitativa), fundamentada na Teoria das Representações Sociais. A pesquisa ocorreu no Município de João pessoa/PB com estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino, no período de agosto a dezembro de 2019, com dois grupos etários: Grupo 1, com 100 estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino, com idades entre 08 a 11 anos, de ambos os sexos; Grupo 2 com 100 estudantes, com idades de 12 a 18, ambos os sexos. O projeto foi aprovado pelo Protocolo nº 2.739.173 e CAAE: 38177814.3.0000.5188. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados: Desenho-estória com tema; Entrevista semiestruturada com questões abertas; Escala Todaro e a Escala de Atitudes de Kogan em relação às Pessoas Idosas. A análise ocorreu de acordo com a especificidade de cada instrumento. RESULTADOS: considerando o objetivo proposto, participaram 200 alunos matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino de João Pessoa, estes foram divididos em dois grupos, sendo grupo 1 crianças e grupo 2 os adolescentes. No que concerne ao grupo 1 compuseram a amostra 100 crianças com média de idade 10 anos, com desvio padrão de ±0,7, em que 53 foram do sexo feminino e 47 do sexo masculino. O grupo 2 foi composto por adolescentes com média de idade 16 anos, com desvio padrão de ±1,2, destes 62 foram do sexo feminino e 38 do sexo masculino. Os dados apresentados para a fase de qualificação da Tese concernem nos dados iniciais deste estudo, contemplando as duas etapas iniciais da análise dos desenhos.
Presidente - 335603 - ANTONIA LEDA OLIVEIRA SILVA
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO RANGEL TURA