PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA VIRGINIA TAVARES CRUZ VITORIANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA VIRGINIA TAVARES CRUZ VITORIANO
DATA: 29/05/2020
LOCAL: Ambiente Virtual - https://meet.google.com/anu-meuf-qof?hs=122&authuser=0
TÍTULO: Posicionamentos dos profissionais de saúde frente a literacia no contexto da atenção básica
PALAVRAS-CHAVES: Literacia; Saúde; Profissionais de saúde
RESUMO: Introdução: a literacia em saúde está para além do ato de decodificar símbolos e cálculos matemáticos, o indivíduo precisa lançar mão de habilidades e competências na tomada de decisão a partir do conhecimento construído e apreendido. Nesse sentido, é importante conhecer o que pensam os profissionais sobre a literacia em saúde para se apreender as representações sociais construídas por esses profissionais de saúde com vistas a propor uma capacitação de ações sobre literacia em saúde para melhoria no conhecimento sobre a literacia, nos serviços de saúde. Para tanto, questiona-se: Quais as representações sociais dos profissionais de saúde sobre literacia em saúde? Assim, este estudo tem os objetivos de analisar as representações sociais sobre literacia em saúde construídas por profissionais de saúde e propor uma capacitação para os profissionais de saúde a partir das suas representações sociais sobre literacia. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem mista subsidiada na Teoria das Representações Sociais a partir das falas dos participantes. O estudo foi realizado em uma cidade do Nordeste brasileiro, com 41 profissionais, de ambos os sexos, que trabalham na Estratégia Saúde da Família, com: 17 enfermeiros, 11 médicos e 13 cirurgião-dentista, nas 15 Unidades Básicas de Saúde e 01 Centro de saúde. A escolha dos participantes do estudo foi do tipo aleatório com profissionais de ambos os sexos que aceitaram participar do estudo. A coleta de dados foi realizada no período entre abril e maio de 2020, utilizando-se uma entrevista semiestruturada, após assinatura do TCLE. Os dados coletados das entrevistas foram organizados em um corpus e processado por meio do software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), versão 0.7. Os dados foram analisados e interpretados a luz da Teoria das Representações Sociais. Os princípios éticos que constam na Resolução 466/2012 e regem as pesquisas que envolvem seres humanos foram respeitados e o Termo de Consentimento Livre Esclarecido do Conselho Nacional de Saúde foi assinado por todos que aceitaram participar da pesquisa. O estudo faz parte de uma pesquisa maior intitulada Política, práticas e tecnologias Inovadoras para o cuidado na atenção à saúde a pessoa idosa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba sob o parecer 2.190.153.
Presidente - 335603 - ANTONIA LEDA OLIVEIRA SILVA
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO RANGEL TURA