PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: RENATA DANTAS JALES

DISCENTE: RENATA DANTAS JALES
DATA: 13/08/2020
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/rqe-yybm-qtt
TÍTULO: A auriculoterapia no controle da ansiedade e do estresse
PALAVRAS-CHAVES: Terapias Complementares; Auriculoterapia; Ansiedade; Docentes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: O estudo discorre sobre o efeito da auriculoterapia nos escores de ansiedade estresse dos professores de ensino fundamental e do Educação de Jovens e Adulto, investigando também os fatores contribuintes para o desencadeamento ou elevação e redução desses níveis. Dessa forma, infere-se certa influência da pós-modernidade no processo de ensino e na saúde mental dos professores, sendo a ansiedade uma consequência. Acredita-se que ao aplicar o instrumento de avaliação da ansiedade e do estresse de forma previa, será visualizado altos escores dos mesmos, contudo, ao aplica-los pela segunda vez, após 4 sessões de auriculoterapia, esses escores estarão reduzidos. Este trabalho tem como objetivo analisar o efeito da auriculoterapia nos escores de ansiedade e estresse, quantificados através da aplicação da escala de avaliação da ansiedade de Hamilton e da escala de estresse percebido, nos professores do ensino fundamental I e II e do Educação de Jovens e Adulto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Santos Coelho Neto. Trata-se de um estudo longitudinal, prospectivo com abordagem quanti-qualitativa, no qual a parte quantitativa se dará através de um estudo de intervenção do tipo before and after. A pesquisa contou com a participação de toda a população de professores do Educação de Jovens e Adulto e do ensino fundamental I e II da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Santos Coelho Neto, situada no bairro Penha em João Pessoa, capital da Paraíba. Os participantes responderam dois questionários semiestruturados, a escala de avaliação da ansiedade de Hamilton e a escala de estresse percebido. Os resultados que atendem a metodologia qualitativa serão analisados por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin, as respostas da escala de avaliação da ansiedade de Hamilton e do estresse percebido serão tabuladas em planilha eletrônica e transferidos para o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences. Em seguida, serão discutidos com base nos aportes teóricos e dos estudos empíricos pertinentes.
Externo ao Programa - 1646154 - ANNA LUIZA CASTRO GOMES
Interno - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA