PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: JEFERSON BARBOSA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFERSON BARBOSA SILVA
DATA: 25/08/2020
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/uhf-ptqy-quj
TÍTULO: Yoga como intervenção de cuidado em saúde mental: ensaio clínico randomizado com mulheres privadas de liberdade
PALAVRAS-CHAVES: Prisão; Saúde Mental; Saúde da Mulher; Mulheres; Ensaio Clínico; Estudos Transversais.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Objetivo: identificar a prevalência de sofrimento psíquico e dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse em mulheres privadas de liberdade e avaliar o efeito de uma intervenção com Yoga nos níveis de sofrimento psíquico, ansiedade, estresse e depressão de mulheres privadas de liberdade. Método: Estudo realizado na maior e mais populosa instituição de privação de liberdade de um estado do Nordeste do Brasil. A primeira parte da pesquisa tratou-se de um estudo de desenho transversal desenvolvido com 226 mulheres. Na segunda parte, conduziu-se um ensaio clínico randomizado realizado com 98 mulheres, sendo 49 alocadas no Grupo intervenção (GI) e 49 no Grupo Controle (GC) por meio de randomização estratificada proporcional. Foram utilizados um questionário sociodemográfico, jurídico e clínico, o Self-Reporting Questionnaire e Depression, Anxiety and Stress Scale. No ensaio clínico, após a coleta de dados inicial (T1), o GI recebeu uma intervenção de 13 semanas com um programa de práticas do Yoga. Ao final deste momento os dados foram novamente coletados (T2) possibilitando uma comparação entre os resultados e visualização dos efeitos da prática. A análise se deu por meio de estatística descritiva (frequência absoluta e relativa), o teste t de Student pareado, a Análise da Variância e a regressão logística múltipla. Resultados: Observou-se uma prevalência de sintomas positivo para sofrimento psíquico, depressão, ansiedade e estresse, os valores mostraram porcentagens de acometimento de 68,1%, 63,2% 61,1% e 62,4%, respectivamente. A análise de regressão evidenciou ainda que as mulheres privadas de liberdade que tinham medida positiva para sofrimento psíquico possuem uma probabilidade 3,59 maior de apresentar comportamento de auto agressão e 8,63 maior de tentar de suicídio. Nas mulheres do grupo intervenção, observou-se uma redução significativa dos valores médios nos sintomas de depressão, ansiedade, estresse e sofrimento psíquico em comparação ao grupo controle ao final do experimento. Conclusão: níveis alarmantes de problemas mentais foram encontrados nas mulheres estudadas, sendo a prática do yoga uma possibilidade de cuidado para essa população, uma vez que esta mostrou-se ser efetiva na redução sintomatologia do sofrimento psíquico, depressão ansiedade e estresse em mulheres privadas de liberdade no contexto brasileiro.
Presidente - 336997 - MARIA DJAIR DIAS
Interno - 3076637 - ANA MARIA DE ALMEIDA