PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: BÁRBARA JEANE PINTO CHAVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BÁRBARA JEANE PINTO CHAVES
DATA: 10/02/2021
LOCAL: sala virutal: https://meet.google.com/pzc-rvjd-qdc
TÍTULO: Apoio social, capacidade funcional e risco de quedas em pessoas idosas institucionalizadas.
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Instituição de Longa Permanência para Idosos; Apoio Social; Acidentes por Quedas; Atividades Cotidianas.
RESUMO: Objetivo: Analisar a influência do apoio social em relação à capacidade funcional e o risco de quedas de pessoas idosas de Instituições de Longa Permanência. Metodologia: Estudo descritivo exploratório, transversal com abordagem quantitativo,desenvolvido em quatro Instituições de Longa Permanência para Idosos, da capital e região metropolitana da Paraíba, em dois períodos: setembro a dezembro de 2019 e de agosto a outubro de 2020. A amostra contou com 60 idosos, selecionados com base em critérios de inclusão e exclusão, entrevistados através de instrumento pré-elaborado, além de escalas validadas. A pesquisa obedeceu aos critérios éticos em pesquisa com seres humanos descritos na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Os dados foram digitados e analisados pelo programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 21.0 e a análise realizada por meio de estatística descritiva. Ademais, foi realizada a análise inferencial mediante testes para avaliar a correlação. Para todas as análises, foi adotado o nível de significância de 5% (p-valor<0,05). Resultados: Foram 29 idosos entrevistado “ANTES” e 31 “DURANTE” a pandemia de COVID-19. No grupo coletado “ANTES”, a idade variou de 60 a 93 anos com média de 79,6 anos, maioria de mulheres 17(54,8%), procedentes da zona urbana 26(83,9%), solteiro(a) 16(51,6%), sem filhos 20(64,5%), analfabeto(a) 15(48,4%), renda média de um salário mínimo 22(71,0%), religião católica 27 (87,1%), recebiam visitas 25(80,6%) e estavam na ILPI por escolha pessoal 23(74,2%). Quanto ao de “DURANTE”, a faixa etária variou de 60 a 100 anos e média de 67,4 anos, sobressaiu o sexo feminino 17(54,8%), vindos da zona urbana 24(82,8%), solteiro(a) 15(51,7%), católicos 21(72,4%), renda de até um salário mínimo 18(62,1%) e relato de receber visitas 23(79,3%). Por outro lado, prevaleceu a informação de não terem filhos 12(41,4%), escolaridade com pelo menos 4 anos de estudo 11(37,9%) e estavam na Instituição por outro motivo, que não escolha pessoal ou abandono de familiares 18(62,1%). Nas condições clínicas a HAS 31(51,6%)foi predominante, seguida pela DM 17(28,3%). Quanto a capacidade funcional, 45(75,0%) contaram como idosos independentes para as ABVD. O risco de quedas se mostro alto em 47(78,3%). O apoio social, “ANTES” da pandemia esteve escores altos em todos os domínios. Já “DURANTE” a pandemia os domínios afetivo 11(38,0%) e de interação social 13(44,8%) foram baixos. Ademais, achados “ANTES” da pandemia tiveram correlação negativa entre a capacidade funcional e os domínios afetivo e de interação social. O risco de quedas esteve correlacionado ao tempo de institucionalização e ao domínio de informação. Durante a pandemia, a capacidade funcional esteve correlacionada a idade dos idosos e o tempo de ILPI. O domínio afetivo esteve correlacionado com e tempo de institucionalização. Conclusão: O apoio social exerce influencia na capacidade funcional e no risco de quedas. Espera-se que resultados possam colaborar para melhora do cuidado à pessoa idosa institucionalizada e ainda favorecer a sensibilização de profissionais de saúde sobre a situação estudada.
Externo à Instituição - ANA CLAUDIA TORRES DE MEDEIROS
Presidente - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA