PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: GABRIELA SILVA ESTEVES DE HOLLANDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA SILVA ESTEVES DE HOLLANDA
DATA: 01/03/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/njc-gtef-rio
TÍTULO: Comportamento Sexual de Mulheres Ribeirinhas: uma análise sobre atitudes e práticas sexuais e fatores associados.
PALAVRAS-CHAVES: Mulheres; Vulnerabilidade em Saúde; Comportamento de Risco à Saúde; Comportamento Sexual; Qualidade de Vida.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: O comportamento sexual das mulheres vem se modificando e recebe influência de fatores sociocultural, da modernidade, resultando em possíveis desfechos desfavoráveis – gravidez indesejada, violência, disfunções sexuais, infecções nas populações vulneráveis. Objetivo geral: Investigar o comportamento sexual de mulheres de populações ribeirinhas do município de João Pessoa – PB. Método: Estudo transversal, analítico, realizado com 170 mulheres ribeirinhas. Os dados foram coletados por uma entrevista individual utilizando um questionário estruturado com questões sociodemográficas, questões sobre comportamento sexual e uso de álcool, por meio do Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool (AUDIT) e do Estudo do Comportamento Sexual no Brasil (ECOS). A investigação da ocorrência das infecções sexualmente transmissíveis foi realizada por testes rápidos de triagem para a hepatite B e C, para o HIV e para a sífilis. A análise dos dados ocorreu por estatística descritiva e de regressão logística. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com parecer de nº 3.340.273. Resultados: A maioria das mulheres ribeirinhas está na faixa etária 41-60 anos, são casadas ou em união consensual, têm até oito anos de estudo e vivem com renda mensal de até um salário mínimo. Prevaleceu o não uso do preservativo no último ano. A insatisfação com a vida sexual aumenta com a faixa etária. Disfunções sexuais como dor e perda de interesse durante o ato sexual foram as mais citadas. O consumo de álcool de risco, nocivo e de provável dependência aumenta 6,54 vezes o risco de prevalência para sífilis. Conclusão: Comportamentos sexuais de risco contribuem com desfechos desfavoráveis à saúde.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Interno - 3226188 - MARIA ELIANE MOREIRA FREIRE
Externo à Instituição - ROSILANE DE LIMA BRITO MAGALHÃES