PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HAYDÊE CASSÉ DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HAYDÊE CASSÉ DA SILVA
DATA: 07/04/2021
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/cmg-pxnj-zzw
TÍTULO: SENTIDOS SOBRE SAÚDE E ESPIRITUALIDADE DE IDOSOS NO CONTEXTO DA COVID 19
PALAVRAS-CHAVES: Infecções por coronavírus. Idoso. Espiritualidade. Religião. Saúde.
RESUMO: O envelhecer com saúde é um grande desafio para população idosa diante das adversidades como se percebeu na situação determinada de pandemia em março de 2020 pela OMS, a doença Coronavírus Disease-19 (COVID 19), causada pelo Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2), um tipo de vírus da família coronavírus identificado no ano de 2019 em Wuhan na China que se disseminou mundialmente. A hipótese é que as pessoas idosas organizaram novos sentidos sobre saúde e espiritualidade vivenciadas frente a pandemia da doença COVID 19, reajustando-se e adaptando-se a situação inesperada pela privação de determinadas rotinas de seu cotidiano, inovando-se para manter o bem-estar físico, mental, espiritual e/ou social. Justifica-se este estudo por sua relevância no fortalecimento das pesquisas sobre a temática em questão na comunidade cientifica, apontando contribuições para sociedade, gestores e políticas públicas em saúde. Portanto, objetiva-se analisar as representações sociais sobre saúde e espiritualidade de pessoas idosas no contexto covid-19. Trata-se de estudo de campo, exploratório com abordagem qualitativa para análise dos dados, utilizando amostragem do tipo não probabilística, delimitada pelo critério de saturação dos dados. A amostra será composta por 50 voluntários selecionados por conveniência dentre os idosos das Unidades de Saúde Família encaminhados para atividades no Instituto Paraibano do Envelhecimento da Universidade Federal da Paraíba (IPE/UFPB). Utilizando a técnica de entrevista, a coleta dos dados ocorrerá a partir de instrumento elaborado pelos pesquisadores que contem: (1) Teste da Associação Livre de Palavras (TALP), (2) questionamentos das representações sociais: (3) dados sociodemográficos. Além disso, será utilizado o diário de campo; gravação em áudio, por isso, o participante será abordado previamente por contato telefônico para esclarecimentos sobre o estudo, participação e autorização com agendamento para encontro por ambiente virtual. Os dados coletados serão analisados por meio do software IRaMuTeQ®, com base na Teoria das Representações Sociais. Este estudo contribuirá para compreensão do pensamento no senso comum de pessoas idosas vividas em período circunstancial, como a pandemia da doença COVID 19, auxiliando para alertar a sociedade, gestores e profissionais quanto às necessidades desta fatia da população, norteando melhores práticas, tomadas de decisões e organizações estruturais político-administrativas no enfrentamento da doença, garantindo seus direitos e cidadania.
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO RANGEL TURA
Presidente - 2166087 - MARIA ADELAIDE SILVA PAREDES MOREIRA