PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURA DE SOUSA GOMES VELOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAURA DE SOUSA GOMES VELOSO
DATA: 06/04/2021
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/jju-hzof-tbp#
TÍTULO: Sentidos do corpo e suas conexões com o autocuidado e a funcionalidade na velhice: um estudo das Representações Sociais
PALAVRAS-CHAVES: Corpo. Representações Sociais. Velhice. Autocuidado. Capacidade Funcional.
RESUMO: As múltiplas experiências subjetivas do envelhecimento são inevitavelmente marcadas pelas ideologias socioculturais que transitam entre os exigentes níveis cognitivos e adaptativos do ser que envelhece. Por efeito, tais experiências quando mal construídas culminam em dificuldades para preservar a identidade corporal e pessoal. Assim, o presente estudo tem por objetivos: compreender as representações sociais do corpo construídas por idosos, na perspectiva do processo de envelhecimento; investigar as relações entre as representações sociais do corpo e as condições funcionais associadas ao autocuidado para pessoas idosas; verificar o impacto das representações sociais sobre o corpo frente aos processos de reconhecimento e de empoderamento do cuidado de si para pessoas idosas. Trata-se, portanto, de um estudo exploratório, de abordagem mista, que priorizará a apreensão de dimensões simbólicas sobre o corpo, a velhice e as condições de funcionalidade relacionadas ao autocuidado, subsidiado pela Teoria das Representações Sociais. O presente estudo terá como cenário para sua realização o Instituto Paraibano de Envelhecimento (IPE/PB), sediado no Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Utilizar-se-á uma amostra do tipo não probabilística por conveniência, limitada pelo critério de saturação dos dados, composta por 30 idosos, de ambos os sexos, que participam ativamente da Oficina de Práticas Corporais ofertada pelo IPE/PB. Em cumprimento às medidas sanitárias adotadas para a prevenção contra a COVID-19, todos procedimentos para a coleta de dados ocorrerá em ambiente virtual, utilizando a plataforma de comunicação Google Meet®, com o envio do link de acesso aos sujeitos agendados no mesmo dia e com 15 minutos de antecedência ao horário combinado, através do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp®. Os dados empíricos serão produzidos durante os meses de maio a julho de 2021, por meio encontros dialogados, sequenciados em duas etapas, a saber: Etapa 1 – Agendamento e Etapa 2 – Entrevista Semiestruturada. A entrevista será subsidiada por um roteiro composto por duas partes: (1) Questões norteadoras sobre as representações sociais do corpo; (2) Caracterização sociodemográfica, das condições clínicas e da percepção da saúde. Durante a entrevista, será ainda realizada a avaliação das condições funcionais e das práticas de autocuidado, por meio de instrumentos validados nacionalmente. Os dados empíricos, obtidos através das entrevistas, serão agrupados e analisados separadamente, de acordo com a natureza das variáveis por eles construídas, utilizando os softwares Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 21.0 e o Software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IraMuTeQ), versão 0.7 alfa. Para avaliar a relação entre variáveis categóricas, serão utilizados o teste exato de Fisher e teste t Student. A busca por correlações entre as variáveis ligadas à capacidade funcional e as relacionadas ao autocuidado será estabelecida através da análise de correlação de Pearson (variáveis com distribuição normal) ou correlação de Spearman (variáveis com distribuição não-normal). O nível de significância adotado foi de 5% (p≤0,05). Para melhor interpretação, os resultados subjetivos serão analisados com o uso da Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática.
Externo à Instituição - LISLEI JORGE PATRIZZI MARTINS
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO RANGEL TURA