PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA KARLA DE SÁ GOMES TREVIZOLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINA KARLA DE SÁ GOMES TREVIZOLO
DATA: 27/04/2021
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/jov-nwhx-xih
TÍTULO: COMUNICAÇÃO PERSUASIVA COMO ESTRATÉGIA DE INFLUÊNCIA DE COMPORTAMENTO PREVENTIVO.
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação persuasiva; Comportamento; Preservativos; Mulheres; Vulnerabilidade; Enfermagem.
RESUMO: O uso do preservativo ainda é a melhor alternativa de se proteger das infecções sexualmente transmissíveis, todavia, as epidemias mundiais revelam a prática do sexo desprotegido e a vulnerabilidade feminina. Nesse contexto, a comunicação persuasiva fundamentada na Teoria da Ação Racional é uma estratégia de grande potencial quando se pretende desenvolver intervenções para prevenir adoecimentos. Este estudo objetivou avaliar o efeito da comunicação persuasiva negativa na intenção comportamental de uso de preservativos entre mulheres em situação de vulnerabilidade social, à luz da Teoria da Ação Racional. Trata-se de estudo de intervenção não controlado, do tipo before and after e de abordagem quantitativa, envolvendo 46 mulheres cadastradas em uma Unidade Integrada de Saúde da Família adscrita em aglomerado subnormal, situado no município de João Pessoa, Paraíba. Os dados foram analisados a partir da estatística inferencial, entre março e abril de 2019, e apresentados em forma de tabelas. Os testes utilizados foram: t de Student pareado ou Mann-Whitney, testes de Correlação e Regressão múltipla por etapas. O projeto guarda-chuva intitulado: “Comunicações persuasivas e o uso do preservativo entre mulheres residentes em aglomerado subnormal: estudo experimental”, o qual esta pesquisa integra, foi financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (Projeto Universal Processo no. 430896/2016-6) e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde, pertencente à Universidade Federal da Paraíba, sob CAAE nº 58597416.3.0000.5188. O perfil epidemiológico das participantes deste estudo constituiu-se principalmente de mulheres adultas jovens (idade média de 29 anos), com companheiro, pardas, de baixa escolaridade, católicas e naturais da cidade de João Pessoa. A comparação dos dados antes e depois da exposição à comunicação persuasiva possibilitou mensurar a percepção das mulheres frente aos construtos apresentados pela teoria, bem como confirmar a influência das intervenções sobre a intenção de uso de preservativos. A intenção de uso do preservativo mostrou-se influenciada por componentes atitudinais e normativos presentes no modelo teórico adotado, com alto poder de determinação nos dois momentos da pesquisa, o que justifica a importância de incorporar estes elementos em intervenções de cunho comportamental direcionadas ao uso do preservativo por mulheres.
Interno - 3226188 - MARIA ELIANE MOREIRA FREIRE
Presidente - 1222702 - SIMONE HELENA DOS SANTOS DE OLIVEIRA