PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELE DE SOUZA VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELE DE SOUZA VIEIRA
DATA: 31/05/2021
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/hfy-hjwm-qrc
TÍTULO: EFETIVIDADE DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA COM ENFERMEIROS PARA A VIGIL NCIA DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA CONSULTA DE PUERICULTURA: UM ESTUDO MISTO
PALAVRAS-CHAVES: saúde da criança, enfermeiros, cuidado da criança, atenção primária à saúde, educação permanente.
RESUMO: Introdução: As crianças apresentam um desenvolvimento dinâmico e contínuo, porém são mais vulneráveis ao surgimento de agravos e apresentam singularidades relacionadas ao seu contexto de vida. O acompanhamento de saúde da criança é realizado principalmente na Estratégia Saúde da Família, e a consulta de enfermagem em puericultura proporciona a vigilância do crescimento do desenvolvimento. Assim, urge a necessidade de qualificação dos enfermeiros que realizam o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança para efetivarem um cuidado integral. Objetivos: Avaliar a efetividade de uma intervenção educativa e apreender a percepção dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família quanto à mudança dos conhecimentos e práticas de vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil na consulta de puericultura. Método: Trata-se de uma pesquisa quase-experimental com grupo controle, do tipo antes e depois, com abordagem de método misto. A população são enfermeiros atuantes no Distrito Sanitário I e II do município de João Pessoa. Os estágios operacionais da pesquisa foram: Estágio 1: análise qualitativa por meio de entrevista e revisão narrativa da literatura para elaboração dos instrumentos que avaliaram o conhecimento e a prática dos enfermeiros na puericultura; análise quantitativa, na qual foi realizada a validação de conteúdo por meio do IVC de Bayes e a confiabilidade interna utilizando o alfa de Cronbach, bem como o pré-teste. Estágio 2: aplicação dos instrumentos quantitativos antes e após a intervenção educativa, seguindo os princípio da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Estágio 3: análise qualitativa por meio de entrevista para avaliar a percepção dos enfermeiros sobre a intervenção educativa. Resultados preliminares: construíram-se e validaram-se os instrumentos quantitativos para avaliar o conhecimento e a prática dos enfermeiros. Estes estão divididos em duas seções: identificação da ESF e do enfermeiro; e dimensões do cuidado no atendimento à criança, contemplando questões de múltipla escolha e dissertativas. Participaram do grupo intervenção 30 enfermeiros e do grupo controle 28.
Presidente - 1212004 - ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT
Externo à Instituição - BEATRIZ ROSANA GONÇALVES DE OLIVEIRA TOSO