PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: IRAKTANIA VITORINO DINIZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRAKTANIA VITORINO DINIZ
DATA: 22/06/2021
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/dke-ebfi-qss
TÍTULO: Qualidade de vida e adaptação de pessoas colostomizadas antes e após o uso do oclusor
PALAVRAS-CHAVES: Adaptação; Cuidado de Enfermagem; Estomia; Qualidade de vida; Reabilitação.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Objetivo: analisar a qualidade de vida e a adaptação de pessoas colostomizadas em uso do oclusor. Método: organizado em três etapas, sendo estas, estudo metodológico: validação da cartilha educativa para uso do oclusor; estudo de intervenção: treinamento para uso do oclusor com avaliação da adaptação e qualidade de vida, utilizando três instrumentos: sóciodemográfico e clínico, City of Hope Quality of Life – Ostomy Questionairenaire e Escala de Nível de Adaptação de estomizados-ENAE; estudo qualitativo: compreender as percepções e sentimentos dos colostomizados antes e após o uso do oclusor. O local do estudo foi o Centro de Referência do Estomizado. Dentre as 26 pessoas elegíveis, a amostra final contou com 19 colostomizados. Nas análises, utilizou-se a estatística descritiva e inferencial, para comparação antes e após o uso do oclusor, usou-se o teste T pareado e o teste de correlação de Pearson. Os dados qualitativos foram transcritos e organizados em um corpus e processados com o auxílio do software de Análise Textual. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, CAAE nº 80964717 4 0000 5188, parecer 2.562.857. Resultados: A idade dos participantes variou de 41 a 79 anos, média de 55,9 e desvio padrão 9,53. A maioria era do sexo feminino, casado e aposentado, 31,6% com ensino médio, 52,6% com renda familiar de até três salários mínimos. O estudo metodológico resultou na cartilha educativa com Índice de validação de Conteúdo geral: 0,99 pelos experts e 0,94 pelos colostomizados. No estudo de intervenção, observou-se melhores escores da qualidade de vida e da adaptação das pessoas que utilizaram o oclusor. Verificou-se, ainda, correlações significativas positivas e fortes entre adaptação e qualidade de vida. O estudo qualitativo antes do oclusor originou quatro classes com três eixos de ligação. Após o uso do oclusor, emergiram três classes com dois eixos categorizados com base nos modos de adaptação de Callista Roy. O oclusor da colostomia constitui um favorecedor da adaptação e qualidade de vida, além de fornecer subsídios aos profissionais da saúde, em especial, à enfermagem, para mudanças no paradigma do atendimento, com foco em dispositivos que promovam a continência.
Presidente - 337282 - MARIA JULIA GUIMARAES OLIVEIRA SOARES
Interno - 1222702 - SIMONE HELENA DOS SANTOS DE OLIVEIRA