PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MATHEUS DE MEDEIROS NÓBREGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS DE MEDEIROS NÓBREGA
DATA: 30/08/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Ambiente virtual - a ser divulgado
TÍTULO: Aprendizagem Significativa em enfermeiros e médicos: estudo de caso pós-intervenção sobre avaliação neurológica simplificada da hanseníase
PALAVRAS-CHAVES: Hanseníase; Enfermagem; Capacitação Profissional; Aprendizagem; Pessoas com deficiência.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Capacitações teórico-práticas acerca da hanseníase, fundamentadas em teoria de aprendizagem são importantes para o empoderamento do conhecimento e atitudes pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família, buscando impactar positivamente no cuidado. A avaliação dessas ações evidencia potencialidades e fragilidades na aprendizagem dos profissionais que influenciam em seus processos de trabalho. Objetivou-se compreender o processo de aprendizagem significativa e repercussões no conhecimento e atitude de enfermeiros e médicos da ESF submetidos à intervenção educativa sobre Avaliação Neurológica Simplificada da hanseníase. Delineou-se a pesquisa conforme etapas de Estudo de Caso múltiplo holístico proposto por Robert Yin. Após aprovação no comitê de ética em pesquisa, vinte e quatro profissionais foram entrevistados à distância voluntariamente. Os discursos foram analisados pelo método Variáveis dependentes não-equivalentes como padrão, para qual se utilizaram os pressupostos da Teoria de Aprendizagem Signficativa Ausubeliana, e resultaram em dois eixos temáticos, aprendizagem significativa e estratégias facilitadoras para aprendizagem significativa.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - KAREN KRYSTINE GONÇALVES DE BRITO
Presidente - 337282 - MARIA JULIA GUIMARAES OLIVEIRA SOARES
Interno - 1222702 - SIMONE HELENA DOS SANTOS DE OLIVEIRA