PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA FRASSINETTI OLIVEIRA CEZÁRIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA FRASSINETTI OLIVEIRA CEZÁRIO
DATA: 19/10/2021
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/dne-shei-bzk
TÍTULO: SAÚDE MENTAL DE DISCENTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Saúde mental, estudantes, Covid-19.
RESUMO: Introdução: Desde o início de 2020, o mundo passou a ser ameaçado pelo surgimento do vírus SARS-COV-2, que é caracterizado como uma infecção respiratória aguda grave (SARS) e síndrome respiratória do oriente médio (MERS-COV-2). A chegada da pandemia trouxe incertezas e medo para a população de uma forma geral tendo em vista que as medidas instaladas para reduzir os impactos da doença influenciou no desenvolvimento do sofrimento mental Objetivo: Analisar aspectos da saúde mental em discentes de Graduação e Pós-Graduação em enfermagem durante a pandemia da COVID19. Método: Estudo exploratório, descritivo de base de dados secundários com abordagem quantitativa. O estudo ocorreu após aprovação do comitê de ética com o parecer nº 3966.810, cuja amostra constitui-se de 206 estudantes pertencentes à graduação e pós-graduação da UFPB. Os dados foram processados em fases distintas por de dois software, o primeira utilizou-se do estatístico SPSS e outro IRaMuTeQ®. Resultados Preliminares: Dentre os 206 entrevistados, todos eram graduados em enfermagem e residiam no estado da Paraíba (100,0%; n=206). Quanto às demais variáveis, houve predomínio de indivíduos do gênero feminino (88,8%; n=183), faixa etária de 18 a 25 anos (68,4%; n=141), solteiros (79,6%; n=164), sem filhos (81,6%; n=168), cristãos (78,3%; n=364), que apenas estudavam (68,0%; n=140), que possuíam como nível mais alto a graduação (74,3%; n=153), contudo, sem auxílio financeiro da instituição de ensino superior (56,3%; n=116). Observou-se também que os âmbitos emocionais (81,6%; n=168) e social (69,4%; n=143) foram os mais afetados na saúde dos entrevistados. Os resultados dos dados provenientes do processamento pelo software IRaMuTeQ®, geraram árvores de similitude com as questões 23 e 24, para sua construção foram utilizadas as variáveis nível de escolaridade e idade. A questão 23 retrata o (Sentimento presente no momento da pandemia) a 24 condiz com (O maior medo no momento da Pandemia). Ressalta-se que o questionário foi respondido no início da pandemia, cujo conhecimento era escasso e não tinham presença de medidas mais efetivas para o controle da COVID-19.
Interno - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA
Presidente - 2138635 - SANDRA APARECIDA DE ALMEIDA