PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYANE TRINDADE DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYANE TRINDADE DE SOUZA
DATA: 07/12/2021
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/sjf-pwzr-qme
TÍTULO: Medidas não farmacológicas de prevenção da covid-19 e fatores associados entre universitários.
PALAVRAS-CHAVES: Estudantes; COVID-19; Medidas de Segurança; Máscaras; Distanciamento social; Comportamento de Procura de Droga.
RESUMO: Introdução: Perante o cenário de pandemia causado pelo SARS-CoV-2 no começo de 2020, medidas de proteção individual e coletiva tem sido introduzidas, com o principal intuito de controlar a disseminação da transmissão do vírus e, por conseguinte, da ocorrência da COVID-19. Tais medidas não farmacológicas tiveram graus variados de adesão e efeitos na população, inclusive na população universitaria. Nessa perspectiva, pesquisas apontaram padrões auto-relatados de consumo exagerado de álcool entre estudantes universitários. Ademais, o uso de álcool pode aumentar o risco de infecção para a COVID-19 diante de falhas na adesão as medidas não farmacológicas. Objetivo Geral: Investigar as medidas não farmacológicas de prevenção da COVID-19 e fatores associados entre universitários; Objetivos Específicos: Caracterizar a população do estudo quanto aos aspectos sociodemográficos; estimar a prevalência segundo relato da COVID-19 nessa população; avaliar a prática do uso de máscaras pelos universitários durante a pandemia da COVID-19; avaliar a adesão ao distanciamento social entre universitários durante a COVID-19; Estimar a prevalência de uso de álcool, cigarro e outras substâncias pelos universitários da Paraíba; Identificar a associação entre as medidas não farmacológicas de controle da COVID-19 e a prática de uso de álcool, cigarro e outras substâncias pelos universitários paraibanos no período de pandemia. Método: Estudo transversal com abordagem quantitativa que envolveu 201 universitários matriculados em quatro campus da Universidade Federal da Paraíba. Os dados foram coletados através de entrevista individual e privativa empregando um questionário estruturado com questões sociodemográficas, sobre a COVID-19, prática do uso de máscaras, distanciamento social, uso de drogas lícitas e ilícitas e o Teste de Triagem do Envolvimento com Álcool, Cigarro e outras substâncias (Assist). A investigação da ocorrência da COVID-19 foi por meio de questionamentos clínicos autorreferidos. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. A análise dos dados foi por meio de estatísticas descritivas e inferenciais. Por fim, os resultados e conclusões desta dissertação ainda estão em processo de análise para finalização.
Presidente - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Interno - 1653046 - ANNE JAQUELYNE ROQUE BARRETO