PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA APARECIDA CAVALCANTI CATÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA APARECIDA CAVALCANTI CATÃO
DATA: 09/12/2021
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/swg-hwti-ojx
TÍTULO: COMPORTAMENTO SEXUAL DE RISCO E EPIDEMIOLOGIA DAS HEPATITES B E C, SÍFILIS E HIV/AIDS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Infecção Sexualmente Transmissível; Estudantes universitários; Drogas lícitas e ilícitas; Comportamento de risco.
RESUMO: RESUMO: Dados da Organização Mundial da Saúde informam que anualmente as Infecções Sexualmente Transmissíveis causam mais de 2,3 milhões de mortes. As hepatites virais B e C, a sífilis e o HIV são um grave problema de saúde pública que afetam principalmente populações vulneráveis, pesquisas apontam que os estudantes universitários enquadram-se como população vulnerável, pois podem possuir condutas que levem ao comportamento sexual de risco contribuindo para a incidência das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Objetivo analisar a prevalência do HIV, sífilis, hepatite B e C e os fatores associados entre universitários paraibanos. Método Trata-se de um estudo transversal realizado nos Campus da UFPB. Os estudantes foram convidados a responder o questionário estruturado adaptado do instrumento utilizado na Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira, contendo dados sociodemográficos e possíveis comportamentos de risco para as IST´s investigadas e Teste Assist (Teste de Triagem do Envolvimento com Álcool, Cigarro e outras Substâncias). A investigação quanto a prevalência destas infecções Transmissíveis foi feita por meio de testes rápido para hepatite B e C, para sífilis e HIV. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com o número do parecer 4.309.767. A análise dos dados foi feita por meio de estatísticas descritivas. Resultados preliminares: participaram 201 estudantes universitários. A maioria do sexo feminino, 102 (50,7%), solteira, 176 (87,6%), na faixa etária de 18 a 27 anos, 171 (85,1%), média de idade de 23,9 anos (DP=3,96), de cor parda, 91 (45,3%), sem religião definida, 85 (42,3%), com renda individual mensal < 1 salário mínimo, 128 (63,7%), e renda familiar mensal de 1 a 2 salários mínimos, 80 (39,8%). Quanto ao campus e área de estudo, 132 (65,7%) são do campus I – João Pessoa e 63 (31,3%) de cursos da área da Saúde. A prevalência para as IST investigadas foi de 3,0% (IC95%: 1,86-4,13) para a sífilis e para o HIV. Nenhum teste mostrou-se reagente para as hepatites virais B e C.
Presidente - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Interno - 1622650 - ORIANA DEYZE CORREIA PAIVA LEADEBAL