PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: EDIJA ANALIA RODRIGUES DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDIJA ANALIA RODRIGUES DE LIMA
DATA: 06/12/2021
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/mkh-rqvu-med
TÍTULO: Mulheres num Cenário Interétnico: concepções do HIV e aids em repertórios interculturais.
PALAVRAS-CHAVES: HIV. Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Saúde Intercultural. Mulheres Mulher.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: Experiências de enfrentamento da aids mostraram que os espaços socialmente fragilizados são o cerne da disseminação do HIV, entre os quais destaca-se os de cunho interétnico, dando-se enfoque às mulheres neles residentes. Objetivo: Analisar sob a perspectiva da interculturalidade os significados atribuídos ao HIV e aids que compõem os repertórios de mulheres índias e não índias. Método: Estudo descritivo, retrospectivo, que utilizou como aporte teórico da Interculturalidade. CCAE: 32503714.4.0000.5188 Os dados originam-se do Teste de Associação Livre de Palavras aplicado a 386 mulheres não índias e 256 mulheres índias, com idade entre 18 e 65 anos, procedentes do município de Rio Tinto-PB o qual utilizou a palavra indutora aids. O corpus foi importado e processado no software de Análise Textual IRaMuTeQ®, sendo efetuada a Classificação Hierárquica Descendente, Análise Fatorial de Correspondência e análises suplementares. Resultados: Em ambos os grupos predominou a faixa etária de 30 a 45 anos e situação conjugal casadas/união estável. Houve associação entre os grupos étnicos e as variáveis: crença (p-valor 0,030), conjugalidade (p-valor 0,028), escolaridade (p-valor 0,001) e renda (p-valor <0,001). Foram conformadas três classes: Repertório biomédico – fez alusão ao conhecimento biomédico; Repertório socioemocional - remeteu elementos negativos de cunho social e emocional; e, Repertório comportamental - retratou um conjunto de comportamentos e práticas relacionados a infecção pelo HIV e aids. O biomédico foi o mais significativo para ambos os grupos, sendo liderado pelas não índias; os constituintes socioemocional e comportamental foram majoritariamente representados por índias. A análise de especificidades complementares permitiu a comparação dos grupos étnicos a partir da frequência das palavras referidas. Na Análise Fatorial de Correspondência visualizou-se o posicionamento das palavras que conduziram interpretações das convergências e divergências, buscadas no estudo. Considerações Finais: Neste cenário interétnico, o diálogo intercultural se materializa no intercâmbio de formas heterogêneas de pensar-saber-fazer, que se desdobra sob a luz da interculturalidade relacional e funcional, demonstrando movimentos embrionários para a interculturalidade crítica.
Externo à Instituição - DÉBORA RAQUEL SOARES GUEDES TRIGUEIRO
Presidente - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA