PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNNA HELLEN SARAIVA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNNA HELLEN SARAIVA COSTA
DATA: 10/12/2021
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/kuy-qqdn- hzn
TÍTULO: CUIDADOS PALIATIVOS E LUTO: ESTUDO COM ENFERMEIROS AO CUIDAR DE PACIENTES COM COVID-19 À LUZ DA TEORIA DA TRISTEZA CRÔNICA
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem. COVID-19. Cuidados Paliativos. Luto. Teoria de Enfermagem.
RESUMO: Introdução: Os cuidados paliativos visão melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças ameaçadoras à continuidade da vida, como por exemplo, a COVID-19, tal abordagem é de suma relevância no campo da enfermagem. Esta dissertação foi constituída de dois artigos: um bibliométrico e outro original, cujos objetivos são: caracterizar a produção científica de dissertações e teses acerca dos cuidados paliativos e luto no cenário brasileiro, e analisar o discurso de enfermeiros ao cuidar de pacientes com COVID-19, à luz da teoria da tristeza crônica. Metodologia: o estudo proposto foi conduzido em duas etapas: na primeira foi realizado um estudo bibliométrico, realizado a partir de dissertações e teses na BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) e biblioteca de dissertações e teses da CAPES, o período de coleta ocorreu no mês de abril de 2021. Na segunda etapa foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu de junho a setembro de 2021, com quinze enfermeiros que prestam assistência a pacientes com COVID-19 sob cuidados paliativos, a partir de um formulário semiestruturado de forma on-line. O protocolo de pesquisa foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa. O material empírico foi categorizado por meio da técnica de análise de conteúdo e analisado à luz da Teoria da Tristeza Crônica. Resultados: nos dados obtidos da pesquisa bibliométrica verificou-se que o programa com o maior quantitativo de produção científica de dissertações e teses foi na Universidade de São Paulo (USP); em relação ao ano de defesa, os anos de 2018 e 2013 foram os que tiveram o maior número de dissertações concluídas e o ano de 2019, foi o ano que mais teve teses defendidas. Quanto ao tipo de abordagem metodológica, foi possível identificar que todos os trabalhos foram do tipo qualitativo. Da análise qualitativa emergiram duas categorias temáticas: vivenciando o cuidar do paciente com COVID-19 em cuidados paliativos e estratégias de enfrentamento utilizadas ao cuidar de pacientes com COVID-19. Espera-se a partir dos resultados dos estudos propostos, contribuir para subsidiar novas investigações acerca da temática.
Externo ao Programa - 2380681 - ADRIANA MARQUES PEREIRA DE MELO ALVES
Interno - 2136548 - JAEL RÚBIA FIGUEIREDO DE SÁ FRANÇA