PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: MATHEUS DE MEDEIROS NÓBREGA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS DE MEDEIROS NÓBREGA
DATA: 30/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/jrj-beeo-qei
TÍTULO: PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE FRENTE À INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE AVALIAÇÃO NEUROLÓGICA SIMPLIFICADA DE PESSOAS COM HANSENÍASE
PALAVRAS-CHAVES: Hanseníase; Pesquisa Qualitativa; Enfermagem; Educação.
PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: Após identificar fragilidades relacionadas à realização da avaliação neurológica simplificada da hanseníase na Atenção Primária à Saúde em João Pessoa/PB, foi realizada intervenção educativa acerca da temática como ação de Educação Permanente em Saúde, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa, para enfermeiros e médicos. Faz-se necessário conhecer como os participantes perceberam a intervenção e suas contribuições para o conhecimento e atitude. Objetivo: Analisar as percepções de profissionais de saúde acerca da intervenção educativa sobre Avaliação Neurológica Simplificada de pessoas com hanseníase. Método: pesquisa descritiva com abordagem qualitativa realizada com participantes da intervenção. Vinte e quatro profissionais foram entrevistados online por meio de formulário semiestruturado. As entrevistas foram gravadas, transcritas, codificadas e analisadas por meio da análise de conteúdo de Bardin e discutidas de acordo com a literatura e com a teoria da Aprendizagem Significativa. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE: 30673520.8.0000.5188. Resultados: Duas categorias temáticas foram geradas a partir dos conteúdos dos discursos: 1) Capacitação para avaliação neurológica simplificada: a importância da educação permanente em saúde; 2) A aprendizagem significativa no contexto da avaliação neurológica simplificada da hanseníase. Os participantes relataram contribuições para o seu conhecimento teórico-prático e mudança em suas atitudes no cuidado em hanseníase. Conclusão: Encoraja-se que novos estudos intervencionistas na área da enfermagem, especialmente no cenário da APS, sejam elaborados, conduzidos e avaliados quanto à sua efetividade para aprendizagem e impactos nas práticas em saúde.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - KAREN KRYSTINE GONÇALVES DE BRITO
Presidente - 337282 - MARIA JULIA GUIMARAES OLIVEIRA SOARES
Interno - 1222702 - SIMONE HELENA DOS SANTOS OLIVEIRA