PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHALIA CLAUDINO DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHALIA CLAUDINO DO NASCIMENTO
DATA: 14/12/2021
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/ftx-cgek-qnq
TÍTULO: Qualidade de vida relacionada a saúde, depressão e ansiedade de profissionais atuantes na linha de frente no cuidado a pessoas com covid-19
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de vida relacionada à saúde. Ansiedade. Depressão. Profissionais da saúde. Covid-19.
RESUMO: Introdução: No cenário mundial, ainda que distante de nosso cotidiano, o início de 2020 foi marcado por um surto de uma misteriosa pneumonia causada por uma variação do coronavírus cujo primeiro caso foi reportado em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China, no final de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a situação como uma emergência em saúde pública de interesse internacional . Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de profissionais da saúde que atuam na linha de frente da covid-19 e sua associação com características sociodemográficas e possíveis implicações físicas e emocionais. Metodologia: Pesquisa descritiva, transversal e quantitativa realizada com 123 profissionais de saúde atuantes na linha de frente da covid-19 em um hospital universitário no município de João Pessoa. Os questionários foram enviados via remota entre julho e agosto de 2020. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob CAAE: 46478921.9.0000.5183. Resultados: Os profissionais de saúde evidenciaram resultados significativos para os 8 domínios do SF-36, na qual aqueles que possuem ansiedade e depressão apresentaram uma pior qualidade de vida. De acordo com a escala HAD os profissionais que precisaram se ausentar do ambiente familiar apresentam mais chances de desenvolver depressão e ansiedade, somado a isto a presença de filho entra como um fator protetivo para ansiedade. Considerações finais:Por meio desse estudo demonstra-se a importância no cuidado da saúde física e mental destes trabalhadores para que não sofram tantos impactos na sua qualidade de vida e permaneçam exercendo suas profissões, sendo crucial para o enfrentamento da pandemia, na qual a prática de atividade física conforme comprovado pela literatura apresenta muitos benefícios à saúde do trabalhador.
Interno - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Presidente - 3226188 - MARIA ELIANE MOREIRA FREIRE