PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNE CAROLINNE MARIE DOS SANTOS GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNE CAROLINNE MARIE DOS SANTOS GOMES
DATA: 15/12/2021
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/vmm-genh-crm
TÍTULO: Desenvolvimento de aplicativo móvel para prevenção de lesão por pressão em idosos institucionalizados
PALAVRAS-CHAVES: Aplicativos móveis; Cuidadores; Idosos; Lesão por Pressão; Enfermagem.
RESUMO: Os aplicativos móveis têm sido utilizados no âmbito da saúde para disseminar práticas continuadas e de atualização para os profissionais em geral. Ainda em processo de difusão em diferentes áreas e temáticas, não foram encontradas evidências de disponibilidade de aplicativos móveis ativos que auxiliem o cuidador formal de idosos a prevenir lesões por pressão. Esta pesquisa tem o objetivo de desenvolver e validar um protótipo de aplicativo móvel sobre prevenção de lesão por pressão para cuidadores formais de idosos. Trata-se de estudo metodológico para produção tecnológica do tipo prototipagem, com funcionalidade em aplicativo móvel, de caráter educativo, atinente à prevenção de lesão por pressão em idosos acamados ou com limitação de movimentos e voltado aos cuidadores formais de idosos. O desenvolvimento do aplicativo baseia-se no modelo de Design Instrucional Contextualizado (DIC), constituído das etapas: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Inicialmente, o projeto destinar-se-á ao alcance da etapa de design, que consiste na diagramação das telas, conteúdo educativo a ser utilizado e fluxo de navegação para a plataforma Android. Nesta etapa será elaborada a interface do conteúdo didático (mockups) e informativo sobre lesão por pressão e sua prevenção, produção de vídeos e imagens e desenvolvimento da paleta de cores. Ao final da mesma, realizar-se-á validação de conteúdo do protótipo por docentes com expertise na formação profissional de cuidadores de idosos da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba por meio do instrumento Suitability Assessement of Materials. Os dados serão analisados por meio de estatística descritiva e o Índice de Validação de Conteúdo. Acredita-se que aplicativos com conteúdos compatíveis aos conhecimentos e atribuições profissionais dos cuidadores formais de idosos, possam se constituir tecnologia promissora na otimização dos cuidados preventivos às lesões por pressão em idosos dependentes e acamados, reduzindo, no futuro, os índices de lesões por pressão nas instituições de longa permanência.
Interno - 566558 - MIRIAN ALVES DA SILVA
Presidente - 1222702 - SIMONE HELENA DOS SANTOS OLIVEIRA