PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANALINE DE SOUZA BANDEIRA CORREIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANALINE DE SOUZA BANDEIRA CORREIA
DATA: 04/02/2022
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/cyc-ahzy-dtz
TÍTULO: DEPRESSÃO E ANSIEDADE: CORRELATOS ENTRE IDOSOS COM E SEM FERIDAS CRÔNICAS
PALAVRAS-CHAVES: Depressão; Ansiedade; Idosos; Feridas crônicas; Saúde Mental.
RESUMO: Atualmente, o Brasil vivencia um crescimento exponencial de idosos, que modifica seu perfil populacional, essa realidade denota um contexto sociodemográfico e epidemiológicos específicos para a população idosa, uma vez que são as condições de saúde inerentes a essa população que sobrecarregarão os serviços de saúde no país, marcadamente as doenças crônicas e os transtornos mentais são temas de interesse entre os pesquisadores da área. A partir disso, objetivou-se verificar a ocorrência de Depressão e Ansiedade entre idosos com e sem feridas crônicas e estabelecer sua relação com aspectos sociodemográficos e clínicos. O percurso metodológico se deu por meio de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado no ambulatório de Geriatria e da Comissão de Pele de um Hospital Universitário localizado na capital Paraibana. A população do estudo foram os idosos cadastrados e em atendimento em ambos os ambulatórios, a partir de dois grupos, idosos sem feridas (ambulatório de Geriatria-grupo 1) e idosos com feridas crônicas (ambulatório da Comissão de Pele – grupo 2), foram incluídos na amostra 140 idosos que atenderam aos critérios de inclusão na pesquisa. O recrutamento dos participantes se deu durante o momento que aguardavam para serem atendidos em ambos os ambulatórios, para tanto, aplicou-se um questionário estruturado contendo variáveis sociodemográficas, clínicas, breve histórico de saúde mental e características da ferida (para o grupo 2), além do Inventário de Ansiedade Geriátrica e a Escala de Depressão Geriatria (GDS-15). Os dados foram analisados por meio do software SPSS versão 26.0, a análise descritiva das variáveis, por meio da frequência absoluta e relativa. Além disso, realizou-se a análise inferencial dos dados, mediante a aplicação dos testes Qui-quadrado de Pearson, Exato de Fisher, Correlação de Spearman e Modelo de Regressão Logística Múltipla. Os resultados da pesquisa ainda se encontram em processo de análise e discussão para sua finalização.
Externo à Instituição - MARGARIDA DA SILVA NEVES DE ABREU
Interno - 1655763 - MARIA DE LOURDES DE FARIAS PONTES