PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PALOMA KAREN HOLANDA BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PALOMA KAREN HOLANDA BRITO
DATA: 04/02/2022
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/thn-kfzh-oqd
TÍTULO: USO DE TELAS DIGITAIS NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA SOB A ÓTICA DE MÃES E PROFISSIONAIS.
PALAVRAS-CHAVES: Creche; Desenvolvimento Infantil; Pessoal de Saúde; Relações familiares; Tempo de tela.
RESUMO: Introdução: Os primeiros anos de vida de uma criança são determinantes para o amadurecimento da arquitetura cerebral, visto que as estruturas se desenvolvem com maior plasticidade e, por isso, pode sofrer alterações de estímulos externos, a exemplo do uso de telas. A crescente apropriação das tecnologias digitais faz com que as crianças tenham cada vez mais acesso aos aplicativos e jogos via internet, com consequência para o aumento do uso das telas, o que demanda maior atenção e cautela de pais e profissionais. Objetivos: Identificar o uso de telas digitais na primeiríssima infância e suas repercussões no desenvolvimento infantil sob a ótica de mães, profissionais de saúde e da educação; e Compreender a influência do uso de telas digitais na primeiríssima infância no tocante às relações parentais sob a ótica de mães, profissionais de saúde e da educação. Percurso Metodológico: estudo qualitativo, do tipo exploratório-descritivo, realizado no município de Cajazeiras, Paraíba, Brasil, com mães de crianças menores de três anos e profissionais de saúde e da educação. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade realizadas em ambiente virtual, utilizando-se de roteiro semiestruturado. A análise dos dados empíricos seguiu os passos da Análise Temática Indutiva fundamentada na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner. O desenvolvimento da pesquisa atendeu aos preceitos éticos preconizados pelo Conselho Nacional de Saúde e o início do estudo se deu mediante aprovação prévia do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba sob parecer nº 4.736.257. Resultados: Os resultados do presente estudo encontram-se em processo de análise e discussão.
Presidente - 1212004 - ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT
Interno - 1067036 - ELENICE MARIA CECCHETTI VAZ