PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA DOS SANTOS CAVALCANTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA DOS SANTOS CAVALCANTI
DATA: 07/02/2022
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/qat-yqzz-rrw
TÍTULO: CUIDADO TRANSICIONAL DO HOSPITAL PARA O DOMICÍLIO EM IDOSOS COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS
PALAVRAS-CHAVES: Alta do paciente; Continuidade da Assistência ao Paciente; Idoso; Doença Crônica; Assistência Hospitalar.
RESUMO: O envelhecimento populacional é uma realidade mundial e juntamente a ele temos uma maior ocorrência das Doenças Crônicas Não – Transmissíveis (DCNT), por isso, essa população necessita do cuidado transicional do hospital para o domicílio na perspectiva da integralidade, dentro da Rede de Atenção a Saúde (RAS), a fim de evitar readmissões hospitalares e reduzir custos ao Sistema único de Saúde (SUS). O objetivo desse trabalho consiste em analisar a transição do cuidado de idosos com doenças crônicas não transmissíveis na alta do serviço hospitalar para o domicílio conforme a escala CTM – 15. Trata – se de um estudo descritivo, transversal, com uma abordagem quantitativa. Os dados foram coletados no período de junho à outubro de 2021, por conveniência, via de ligação telefônica, tabulados em Excel e analisados em ambiente de programação. A amostra foi composta por 105 idosos com 60 anos ou mais, que se encontravam dentro dos critérios de inclusão para esta pesquisa. Destes, aproximadamente 41% corresponderam ao gênero feminino, enquanto 59,05% equivale ao gênero masculino, mais da metade (54,29%) são do município de João Pessoa. Quanto a escolaridade 20% dos idosos não possuiam escolaridade alguma, e mais da metade (26,67% + 28,57% = 55,24%) possuiam apenas o primeiro grau completo ou incompleto. Quase metade da amostra foi coletada no mês de outubro/2021 (48,57%), exatos 60% foram coletados no turno da tarde, e em mais da metade das entrevistas (62,86%), o respondente foi o cuidador do idoso. Todos passaram pelas enfermarias e mais da metade esteve no bloco cirúrgico (68,57%) e na URPA (69,52%). Dos 105 idosos, apenas 12 foram regulados de outros hospitais. O turno com maior quantidade de altas hospitalares foi o da manhã, com 58,09%. Quanto ao número de internações no último ano, a maioria (63,47%) relatou que esta teria sido a primeira e que não houve internação anterior. As morbidades que se destacam em frequência e porcentagens são o câncer (55,24%), neoplasias malignas (45,71%), diabetes mellitus (29,52%) e doenças hipertensivas (49,52%). Quanto aos escores do questionário CMT - 15 a média foi de 58,27, e o valor máximo alcançado foi de 77,78. A pesquisa encontra - se em fase de discussão para sua conclusão.
Interno - 1631937 - KATIA NEYLA DE FREITAS MACEDO COSTA
Presidente - 1655763 - MARIA DE LOURDES DE FARIAS PONTES