PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: HALINE COSTA DOS SANTOS GUEDES

DISCENTE: HALINE COSTA DOS SANTOS GUEDES
DATA: 22/02/2022
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/ejz-yzse-nhu
TÍTULO: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO UTILIZADAS PELOS ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA ORGANIZAR AS AÇÕES DE SAÚDE FRENTE À COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária à Saúde. Enfermagem. Discursos. Infecções por Coronavírus. Pandemias. Tecnologia da Informação
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: A oferta das ações de saúde frenteà pandemia ocasionada pela COVID-19 na Atenção Primária à Saúde tem como propósito a ampliação do acesso, diagnóstico precoce, atender os casos leves e referenciar os moderado e grave para os serviços especializados. Esse estudo objetiva analisar o discurso de enfermeiros a respeito da utilização de tecnologias da informação para organizar as ações de saúde no enfrentamento à COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e delineamento exploratório, com aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso, de Linha francesa.A pesquisa foi realizada com os enfermeiros (as) das unidades de saúde da família, pertencentes aos Distritos Sanitários, no município de João Pessoa- PB. Os participantes foram selecionadosa partir da técnicade amostragem não probabilística snowball, tais participantes foram selecionados por serem essenciais para a compreensão da temática abordada. Quanto aos critérios de inclusão foram considerados os participantes que desempenham a função de enfermeiro na USF que em algum momento da sua assistência tenha utilizado a Tecnologia da Informação para organizar as ações de saúde frente à COVID-19, que atuam desde o início do enfrentamento da pandemia até o momento na APS,que sejam pertencentes aos Distritos Sanitários do município. Contudo, foram excluidos da pesquisa os que de alguma forma estavam afastadodo cargo pertencente aos Distritos Sanitários. O instrumento para coletaros dados foi através de um roteiro de entrevista semiestruturado com questões norteadoras acerca do tema em estudo. Tal entrevista aconteceu de maneira presencial e foi gravada através do celular conforme autorização do entrevistado. A coleta de dados foi formalizada mediante a aprovação pelo Comitê de Ética do Centrode Ciências da saúde da Universidade Federalda Paraíba- PB, além da condução de ofício da Coordenação da Instituição do local da pesquisa, no qual foi realizada nos meses de julho a novembro. Os dados foram realizados através do dispositivo de análise do discurso de linha francesa, composta por dois momentos diferentes, que se complementaram e foi dividida em duas etapas, a análise em si e a transcrição da análise, além da utilização do software Atlas ti para organização dos dados, após seu material construído através das gravações das entrevistas, sendo guiada pela seguinte pergunta norteadora: O que revelam os discursos dos enfermeiros do serviço de Atenção Primária em Saúde do município de João Pessoa- Paraíba (PB) relacionada aos aspectos da organização das ações de saúde utilizando a Tecnologia da Informação? A pesquisa foi realizada respeitando os aspectos éticos em pesquisaenvolvendo seres humanos, preconizado pela Resolução 466/2012 CNS/MS, no qual valoriza o respeito, a dignidade humana e proteção aos participantes das pesquisas científicas, assim como a Resolução311/2007 COFEN instituio Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
Presidente - 1653046 - ANNE JAQUELYNE ROQUE BARRETO
Externo à Instituição - DÉBORA RAQUEL SOARES GUEDES TRIGUEIRO