PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: JULIANA KELLY BATISTA DA SILVA

DISCENTE: JULIANA KELLY BATISTA DA SILVA
DATA: 24/02/2022
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/jnz-znkq-nsp
TÍTULO: Fatores comportamentais associados à infecção pelo HIV em jovens: um estudo comparado
PALAVRAS-CHAVES: Jovem; Soroprevalência de HIV, Comportamentos de risco à saúde; Enfermagem;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: Considerados segmentos populacionais prioritários pelas políticas públicas de enfrentamento do HIV, os jovens constituem grupo epidemiologicamente em destaque, cujas peculiaridades, incluindo aspectos comportamentais dessa faixa etária, suscitam abordagens no campo da atenção à saúde mais responsivas às suas necessidades. Objetivos: Analisar comparativamente a prevalência e fatores comportamentais associados à infecção ao HIV em jovens de dois municípios paraibanos. Método: Estudo observacional, de corte transversal, tipo inquérito, realizado em Centros de Testagem e Aconselhamento das sedes de duas macrorregiões de Atenção à Saúde no Estado da Paraíba: João Pessoa e Campina Grande. Após aprovação do Comitê de Ética pelo CAAE: 29413620.5.0000.5188, com apoio do instrumento validado, as coletas de dados foram realizadas entre fevereiro e junho de 2021. A amostra foi composta por 279 jovens com idade entre 15 a 24 anos, recrutados por ocasião do comparecimento ao serviço para realização do teste rápido para o HIV. Os dados foram analisados por meio de testes qui-quadrado (x2) ou exato de Fisher, com utilização de termos de probabilidade (P). Resultados: Dos 279 jovens investigados, 3,9% foram associados ao desfecho HIV com soroprevalência de 7,14% no município de Campina Grande e 2,2% em João Pessoa. Jovens do sexo masculino, autodeclarados pardos, de escolaridade alta, estudantes e com renda entre um a três salários mínimos obtiveram maior associação com resultados reagentes para HIV. Fatores comportamentais como início de atividade sexual ente 12 a 18 anos de idade, uso do preservativo ocasionalmente durante as relações sexuais, realização de testes anteriores, e busca ao CTA por exposição sexual representaram maior prevalência ao HIV. A um nível de significância de 0,05, as variáveis independentes que se associaram significativamente ao desfecho HIV foram jovens do sexo e gênero masculino, homossexuais (RP=4,8), com desconhecimento de risco de adquirir HIV (RP=7.9) e prática de sexo anal receptivo (RP=1.93). Conclusão: A execução desta pesquisa apontou elevada soroprevalência na população jovem estudada, observando-se uma maior concentração de casos no município de Campina Grande. Os fatores comportamentais apontados no estudo, devem fazer parte de informações estratégicas em vigilância ao HIV, para auxílio na implementação de ações de fortalecimento a prevenção deste agravo na população jovem, com ênfase em todas as especificidades dessa faixa etária.
Presidente - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA
Interno - 1622650 - ORIANA DEYZE CORREIA PAIVA LEADEBAL