PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: MARIANA DE SOUSA DANTAS RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA DE SOUSA DANTAS RODRIGUES
DATA: 22/02/2022
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/eyt-bbie-rjf
TÍTULO: Fadiga por compaixão em trabalhadores de enfermagem que assistem pacientes com COVID-19 em cuidados paliativos.
PALAVRAS-CHAVES: Fadiga por Compaixão. Enfermagem. Trabalhadores de Enfermagem. Cuidados Paliativos. COVID-19. Relações Interpessoais. Saúde do Trabalhador.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: IIntrodução: na pandemia COVID-19 os trabalhadores de enfermagem têm enfrentado maior exposição aos problemas psicológicos e, o contato direto com pacientes e famílias associado ao envolvimento emocional, podem ocasionar a Fadiga por Compaixão. Objetivos: verificar o risco para o desenvolvimento da Fadiga por Compaixão em trabalhadores de enfermagem que assistem pacientes com COVID-19 em cuidados paliativos, de acordo com a Escala de Qualidade de Vida Profissional; e analisar a predisposição para Fadiga por Compaixão em trabalhadores de enfermagem que assistem pacientes com COVID-19 em cuidados paliativos, à luz da Teoria da Relação Interpessoal. Metodologia: estudo descritivo, com abordagem quanti-qualitativa, realizado no estado da Paraíba, Brasil, entre abril e agosto de 2021. Amostra composta por 100 trabalhadores de enfermagem que assistem pacientes com COVID-19 em cuidados paliativos, selecionados pela estratégia bola de neve, de forma voluntária e anônima. Procedeu-se à coleta de dados virtual por meio de um questionário on-line, que incluiu: dados sociodemográficos e ocupacionais; itens da Escala de Qualidade de Vida Profissional 5; e questões subjetivas sobre as relações interpessoais na assistência ao paciente com COVID-19 em cuidados paliativos. Para análise dos dados quantitativos, com o auxílio do software estatístico R versão 4.0.1, foram empregados testes paramétricos e não paramétricos. Para o processamento dos dados subjetivos, utilizou-se o software IRaMuTeQ, versão gratuita 0.7 alfa 2, cujas classes temáticas foram categorizadas pela técnica de análise de conteúdo de Bardin e associadas ao modelo teórico de Joyce Travelbee. O projeto de pesquisa seguiu as recomendações éticas da Resolução no 466 de 2012 e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba. Resultados: os dados coletados possibilitaram a produção dos estudos: (1) Fadiga por Compaixão: relações interpessoais de enfermagem na assistência paliativa aos pacientes com COVID-19, que evidenciou quatro categorias: encontro original e manifestação de medo associado à COVID-19; identidades emergentes e abordagem terapêutica da COVID-19: reflexões para assistência paliativa de enfermagem; empatia e simpatia na assistência paliativa ao paciente com COVID-19: conexões movidas pela compaixão; e interface da comunicação e do rapport na assistência paliativa de enfermagem ao paciente com COVID-19; e (2) Fadiga por Compaixão em trabalhadores de enfermagem que assistem pacientes com COVID-19 em cuidados paliativos, o qual verificou que 84% dos participantes são do sexo feminino, 48% solteiros, com média de 36,2 anos de idade. O perfil ocupacional apontou que 65% são enfermeiros e 35% são técnicos de enfermagem. Em relação às dimensões da Escala de Qualidade de Vida Profissional 5, 88% dos trabalhadores apresentaram classificação moderada para Fadiga por Compaixão, 81% nível moderado para burnout e 69% nível baixo para Satisfação por Compaixão. Reflexões Finais: as relações interpessoais de trabalhadores de enfermagem com pacientes com COVID-19 em cuidados paliativos podem predispor à Fadiga por Compaixão nesse grupo. Verificou-se um risco moderado para o desenvolvimento da Fadiga por Compaixão em tais trabalhadores. Este estudo contribui para uma maior visibilidade acerca do tema, com ênfase na prevenção, identificação precoce e enfrentamento desse problema na assistência paliativa de enfermagem.
Externo à Instituição - ISABELLE CRISTINNE PINTO COSTA
Interno - 2136548 - JAEL RÚBIA FIGUEIREDO DE SÁ FRANÇA