PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: LARISSA DOS SANTOS CAVALCANTI

DISCENTE: LARISSA DOS SANTOS CAVALCANTI
DATA: 25/02/2022
LOCAL: Ambiente Virutal - https://meet.google.com/wne-hpoi-kxx
TÍTULO: CUIDADO TRANSICIONAL DO HOSPITAL PARA O DOMICÍLIO EM IDOSOS COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem. Cuidado Transicional. Idoso. Doença Crônica. Alta do paciente. Continuidade da Assistência ao Paciente.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: O envelhecimento populacional é uma realidade mundial e juntamente a ele temos uma maior ocorrência das Doenças Crônicas Não – Transmissíveis (DCNT), por isso, a população idosa necessita do cuidado transicional do hospital para o domicílio na perspectiva da integralidade, dentro da Rede de Atenção à Saúde (RAS), a fim de evitar readmissões hospitalares, principalmente porque existe o risco de exacerbação da doença. Objetivos: Avaliar a transição hospitalar para o domicílio em pessoas idosas com Doenças Crônicas Não – Transmissíveis. Método: estudo descritivo e transversal com 105 idosos/cuidadores com doenças crônicas que tiveram alta da clínica médica e clínica cirúrgica de um hospital universitário. Após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CAAE: 40618020.6.0000.5183) a coleta de dados foi realizada por telefone utilizando a versão adaptada do CTM-15 no período de agosto a novembro de 2021. Para análise dos dados utilizou-se as estatísticas de média, mediana, desvio padrão, mínimo e máximo, como também o teste de normalidade shapiro-wilk. Resultados Identificou – se que a maioria era do sexo masculino 62 (59,05%), tinha escolaridade de 1 a 9 anos 58 (55,24%), com a comorbidade mais prevalente obtive – se câncer 65 (61,90%), doenças hipertensivas 52 (49,52%), diabetes mellitus 31 (29,52%), obtiveram um média de internação 8,7 dias e tiveram como principal respondente do instrumento o cuidador 66 (62,86%). A média de escore do CTM – 15 foi 58,24, valor considerado baixa qualidade de transição. O fator com melhor escore foi o relacionado a importância das preferências obteve as maiores estimativas de valor máximo e o fato plano de cuidados o mínimo, também ressalta – se a média baixa para orientações os efeitos colaterais das medicações. Conclusão: A transição do cuidado nas unidades de internação (clínica médica e cirúrgica) do hospital universitário ocorre com baixa qualidade. Observaram – se na avaliação uma satisfação quanto ao objetivo de saúde alcançados, no entanto, houveram fragilidades no fornecimento de orientações sobre plano de cuidados que não fossem apenas a entrega de exames e marcação de consultas, além da deficiência de orientações sobre os efeitos colaterais das medicações. Na literatura pode – se constatar dificuldades, fragilidades e desafios como também uma lacuna de estudos nacionais sobre a temática.
Interno - 1631937 - KATIA NEYLA DE FREITAS MACEDO COSTA
Presidente - 1655763 - MARIA DE LOURDES DE FARIAS PONTES