PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: PALOMA KAREN HOLANDA BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PALOMA KAREN HOLANDA BRITO
DATA: 25/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/hpo-shmg-rpn
TÍTULO: USO DE TELAS DIGITAIS NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA SOB A ÓTICA DE MÃES E PROFISSIONAIS.
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Estratégia Saúde da Família; Mães; Relações familiares; Tempo de tela.
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: Os primeiros anos de vida de uma criança são determinantes para o amadurecimento da arquitetura cerebral que pode sofrer alterações decorrentes de estímulos externos, a exemplo do uso de telas. A crescente apropriação das tecnologias digitais ocasiona aumento do uso das telas por crianças, o que demanda maior atenção e cautela de pais e profissionais. Objetivos: Apreender a percepção de mães, profissionais de saúde e da educação sobre o uso de telas digitais na primeiríssima infância e suas repercussões para o desenvolvimento infantil; analisar a influência desse uso nas relações parentais; e identificar o uso em creches e serviços de saúde. Percurso Metodológico: estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado no município de Cajazeiras, Paraíba, Brasil, com mães de zero a três anos e profissionais de saúde e da educação. Os dados foram coletados entre julho e outubro de 2021 por meio de entrevistas em profundidade realizadas em ambiente virtual, utilizando-se roteiro semiestruturado. A análise dos dados seguiu os passos da Análise Temática Indutiva e foi fundamentada na Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética sob parecer nº 4.736.257 e Certificado de Apresentação de Apreciação Ética nº 46539121.5.0000.518. Resultados: As telas estão presentes na rotina diária das famílias e nas creches e serviços de saúde, sendo consideradas como uma ferramenta de distração da criança e facilitadora das atividades pedagógicas e consultas de puericultura. Seu uso é percebido como positivo por algumas mães e profissionais, visto que contribui para o aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades, mas também é considerado prejudicial, pois acarreta danos nas áreas cognitiva, mental e social da criança, além dos malefícios para as relações parentais. Considerações Finais: Foram distintas as percepções acerca do uso de telas e as formas de sua utilização no domicílio e nos serviços de saúde e educação. Contudo, ainda é necessária a disseminação de informações sobre as telas digitais e suas repercussões no desenvolvimento infantil, especialmente para pais e profissionais, como também, a criação de políticas públicas voltadas para a redução do uso de telas e hábitos saudáveis na primeiríssima infância.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1212004 - ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT
Interno - 1067036 - ELENICE MARIA CECCHETTI VAZ
Externo à Instituição - PAULA FERNANDES BRANDÃO BATISTA DOS SANTOS