PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: RAFAEL DA COSTA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL DA COSTA SANTOS
DATA: 23/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/djn-ghjp-uxz
TÍTULO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA DE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO A MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL
PALAVRAS-CHAVES: Violência contra a Mulher; Violência Sexual; Avaliação de Serviços de Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde; Enfermagem Forense.
PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A violência sexual direcionada as mulheres gera inúmeras consequências para as pessoas que infelizmente vivenciam o seu ciclo. Medidas vêm sendo tomadas nos últimos anos com a finalidade de combater esse fenômeno e, apesar dos avanços, a realidade dos serviços no que diz respeito ao cuidado às mulheres em situação de violência sexual, ainda é bastante precária e insatisfatória. Objetivo: Propor um instrumento baseado em indicadores de estrutura para avaliação de serviços de atendimento às mulheres vítimas de violências sexuais. Método: Trata-se de uma pesquisa desenvolvida sob duas perspectivas: a pesquisa organizacional participatória e a pesquisa metodológica. Realizada em uma unidade de atendimento a mulheres vítimas de violência sexual, em parceria com os profissionais do serviço. Foi desenvolvido um instrumento de avaliação da estrutura do serviço de atendimento a mulheres vítimas de violência sexual tendo como base na legislação que versa sobre a organização desses serviços. Esse instrumento foi validado com a ajuda de juízes especialistas da área de avaliação de serviços de saúde e/ou da área forense, que avaliaram o instrumento por meio de um questionário. Os dados devolvidos foram analisados utilizando o Índice de Validade de Conteúdo, mensurando o percentual de concordância dos juízes sobre os itens do instrumento, adotando a taxa não inferior a 0,80. Resultados: O instrumento avaliado pelos juízes apresentou Índice de Validade de Conteúdo global de 78,3%, sendo que 44 itens obtiveram Índice de Validade de Conteúdo de 100,0% e 16 itens apresentaram 80,0%. Alguns itens que apresentaram percentuais de 60,0% de Validade de Conteúdo foram revisados para verificar a sua possível necessidade de adequação ou exclusão, e os itens que apresentaram percentuais inferiores a 60% foram predominantemente excluídos, ou revisados. Conclusão: Esta investigação demonstrou que o conteúdo do instrumento proposto é válido para avaliar a estrutura de serviços referência no de mulheres vítimas de violência sexual, favorecendo o monitoramento desses espaços assistenciais.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DAISY MARIA RIZATTO TRONCHIN
Presidente - 1762965 - RAFAELLA QUEIROGA SOUTO
Interno - 2287475 - SELENE CORDEIRO VASCONCELOS