PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA AMANDA PEREIRA LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA AMANDA PEREIRA LEITE
DATA: 24/02/2022
LOCAL: ambiente virtual https://meet.google.com/ysc-etwy-qxj
TÍTULO: Morbimortalidade por COVID – 19 em idosos: análise da incidência, riscos e dos fatores associados
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19; Idoso; Indicadores de Morbimortalidade; Incidência.
RESUMO: Introdução: o processo de envelhecimento culmina em alterações fisiológicas que podem deixar os idosos mais susceptíveis a desenvolver quadros infecciosos, incluindo a infecção por SARS-CoV-2, que nesse público pode apresentar-se de forma mais grave e evoluir para o evento óbito. Objetivo: analisar os casos e os óbitos por COVID-19 em idosos, sob a perspectiva da incidência, riscos e fatores associados. Metodologia: estudo epidemiológico, descritivo, retrospectivo, de abordagem quantitativa. Constitui a população deste estudo os idosos diagnosticados com COVID-19, bem como os óbitos advindos da infecção por COVID-19, notificados no período de fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021. Para realização da análise os dados foram submetidos a estatística descritiva, cálculo da incidência e aplicação de testes estatísticos específicos. Estudo aprovado pelo comitê de ética sob o parecer nº4.736.237 e CAEE 34641620.0.0000.5188. Resultados: mulheres representam mais da metade dos casos de COVID-19 (57,51%), enquanto os óbitos se concentram no sexo masculino (53,15%), pessoas de cor parda constituem maioria nos casos e nos óbitos, o método diagnostico mais utilizado foi o teste rápido de anticorpo, houve maior prevalência das Doenças Cardiovasculares e Diabetes. A análise e interpretação da razão de risco, verificou que os indivíduos nas faixas etárias de 70-79 anos, 80-89 e 90 anos ou mais apresentaram, respectivamente, 2, 4 e 6 vezes mais chances de falecer; ser do sexo masculino aumentou em 34% o risco de óbito; ser da raça/cor parda aumentou em 43%, a dispneia aumentou em cerca de 4 vezes as chances de falecimento. Quanto à análise de sobrevivência, os resultados obtidos pelo estimador Kaplan-Meier, apontam que a probabilidade de sobrevivência estimada foi de 98,3% em até 30 dias de sintomas, 97,6% em 60 dias e 96,5% em 120 dias. Pessoas com baixa escolaridade, 1 a 3 anos (25,18%), aposentado/pensionista (34,68%), natural de Campina Grande (27,57%), representam os óbitos de idosos e quanto ao local dos óbitos (90,79%) foram em hospitais. Conclusão: Idosos são mais susceptíveis a desenvolver quadros infecciosos em decorrência das alterações fisiológicas advindas do próprio envelhecimento, nesse sentido a adoção de medidas preventivas para a infecção se tornam de grande valia.
Interno - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Externo ao Programa - 1583896 - EDILENE ARAUJO MONTEIRO