PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: LARRISSA MARIANA BEZERRA FRANCA

DISCENTE: LARRISSA MARIANA BEZERRA FRANCA
DATA: 25/02/2022
LOCAL: Ambiente virtual - http://meet.google.com/vyg-qsqn-ydz
TÍTULO: Validação de intervenções de enfermagem para o equilíbrio postural de pessoas idosas hospitalizadas
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem, Idoso, Equilíbrio Postural, Terminologia padronizada em enfermagem, Hospitalização
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A hospitalização de pessoas idosas representa um risco maior na ocorrência de quedas nesse grupo, devido a associação do declínio funcional do envelhecimento, redução do seu equilíbrio postural com o tempo prologado de internação hospitalar. Então a assistência de enfermagem é fundamental e o processo de enfermagem, instrumento metodológico dessa assistência que auxiliará na implementação de intervenções preventivas e eficazes para melhorar o equilíbrio dos idosos hospitalizados. Objetivo: Validar intervenções de enfermagem para equilíbrio postural de pessoas idosas hospitalizadas. Método: trata-se de uma pesquisa metodológica, desenvolvida em três fases: revisão integrativa, mapeamento cruzado com a Classificação de Intervenções de Enfermagem e validação de conteúdo por juízes. Considerou-se o Índice Valor de Conteúdo ≥ 0,80. O período da coleta de dados foi de fevereiro de 2021 a janeiro de 2022. Análise foi realizada por meio da estatística descritiva com uso do programa Statistical Package for Social Science versão 26.0. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba sob parecer de nº 4.473.214. Resultados: Na revisão integrativa encontraram-se nove artigos e 29 cuidados de enfermagem. Mapearam-se os 29 cuidados de enfermagem com 14 intervenções NIC e 56 atividades utilizando a ligação NANDA-I/NIC. Nesse mapeamento observou-se que as intervenções com mais destaques foram: a Terapia com exercício: equilíbrio, e Controle de Medicamentos, ambas com nove atividades e Prevenção contra Quedas com sete atividades. Na fase de validação, participaram nove juízes que analisaram as 14 intervenções como válida, sendo dez classificadas como sugeridas de acordo com a ligação NANDA-I/NIC, por que alcançaram um IVC de ≥ 0,80 e quatro como opcionais adicionais com IVC de 0,79 e ≥ 0,50, sinaliza-se que nessa fase sobressaíram as intervenções Terapia com Exercício: deambulação, Terapia com Exercício: mobilidade e Promoção do exercício: treino para fortalecimento. Conclusão: As intervenções de enfermagem mapeadas para o equilibro postural de pessoas idosas hospitalizadas com a finalidade de prevenção de quedas foram todas validadas pelos juízes e que esse resultado possa ser utilizado na prática profissional de enfermagem afim de implementar as intervenções validadas preventivas para o equilíbrio de pessoas idosas hospitalizadas assegurando plano terapêutico da enfermagem seguro e de qualidade.
Presidente - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Interno - 566558 - MIRIAN ALVES DA SILVA