PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANE RENALI RAMOS DE FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANE RENALI RAMOS DE FREITAS
DATA: 07/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/nyb-uazu-dou
TÍTULO: O impacto da Covid-19 na saúde mental de docentes
PALAVRAS-CHAVES: Covid-19, práticas docentes, pandemia, saúde mental
PÁGINAS: 67
RESUMO: Introdução: O coronavírus é o vírus responsável por ocasionar a doença Coronavírus Disease 2019 (Covid-19), foi caracterizada pandemia em março de 2020 o que acarretou uma série de mudanças na rotina da sociedade, sendo necessária adesão de várias medidas restritivas de combate à disseminação do vírus como o isolamento social, distanciamento social e quarentena. Essas mudanças acarretaram sérios impactos na saúde metal da população, sobretudo aos docentes, tendo que se adaptar ao ensino remoto na modalidade home office, e este, a depender de algumas características, pode ser tornar um ambiente adoecedor. Objetivo: O presente trabalho buscou evidenciar estatisticamente os aspectos que determinam ou influenciam o sofrimento mental do docente em atividade remota, durante o isolamento social e analisar a partir da ótica de docentes de nível superior da área da saúde e do ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT, o impacto na saúde mental pela pandemia da Covid-19. Método: Trata-se de um estudo de base de dados secundários, com abordagem quanti-qualitativo de natureza descritiva. Os dados quantitativos foram processados pelo software SPSS versão 26.0 e analisados utilizando a estatística descritiva, com medidas de tendência central e inferencial, utilizando os Testes Qui-Quadrado de Pearson, Exato de Fisher e Regressão Logística Múltipla. Os dados qualitativos foram processados pelo software IRAMUTEQ e os dados analisados pela análise de similitude. Este foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa, protocolo CAAE: 30667720.7.0000.5188. Resultados e discussão: Dos 267 docentes, 79,8% eram do gênero feminino, 64,8% casados, 74,9% cristãos, 52,1% da região Nordeste, 60,7% eram Doutores, 89,5% trabalhava em home office, 56,2% responderam que o distanciamento social era desafiador, 57,7% tiveram aumento de carga horária, 60,7% tiveram prejuízos na alimentação, 58,4% tiveram padrão de sono inadequado, 52,8% avaliou o estado mental como satisfatório, 17,6% faziam uso de medicação psicotrópica. A área emocional foi a mais afetada, 73,8%. Dessa forma, para os docentes que apresentavam interferências na saúde emocional e sexual, a probabilidade de ter saúde mental insatisfatória foi de 5,95. Considerações finais: espera-se que este estudo possa contribuir para a adoção de medidas que minimizem os impactos gerados pela Covid-19 na saúde mental dos docentes, com a criação de estratégias efetivas voltadas para a sensibilização e capacitação dos profissionais que compõe o ambiente de ensino superior e tecnológico da área da saúde.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1646154 - ANNA LUIZA CASTRO GOMES
Interno - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA
Presidente - 2138635 - SANDRA APARECIDA DE ALMEIDA