PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA MILANEIDE LIMA VIANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA MILANEIDE LIMA VIANA
DATA: 15/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/szf-ygyx-xwj
TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA ACERCA DA SEGURANÇA DO PACIENTE NA UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem. Segurança do paciente. Tecnologia Educacional. Unidade de Recuperação Pós Anestésica.
PÁGINAS: 116
RESUMO: Introdução: O Programa Nacional de Segurança do Paciente – Brasil apresenta objetivos singulares para promover e contribuir para a qualificação do cuidado em saúde, adotando medidas que favoreçam a ampliação das informações acerca da segurança. Assistência com ênfase na segurança do paciente está inteiramente correlacionada com as práticas de enfermagem na área educacional até o clínico. As tecnologias educacionais auxiliam os enfermeiros a desenvolverem um olhar diferenciado para a segurança do paciente e favorecerem o processo de ensino aprendizagem para o profissional e para o paciente/família. Tendo em vista a complexidade que envolve o período perioperário, mais precisamente o pós-operatório, se faz necessárias estratégias que fortaleçam a assistência de enfermagem. Objetivo: Construir uma tecnologia educativa para os enfermeiros acerca da segurança do paciente na unidade de recuperação pós anestésica. Método: Estudo metodológico, desenvolvida no período de fevereiro de 2021 a março de 2022. Composta em duas etapas: a primeira etapa revisão de integrativa da literatura, construção e validação de aparência de um instrumento para entrevista com os pacientes, aplicação do instrumento com os pacientes e o grupo focal com enfermeiros, a segunda etapa constituiu-se no desenvolvimento de uma cartilha educativa de segurança do paciente. Utilizou-se da estatística descritiva para os dados quantitativos e da análise de conteúdo para os dados qualitativos. O estudo foi aprovado sob parecer de nº 4.474.565 Resultados: Com a revisão integrativa encontrou-se as modalidades de tecnologias educativas como manuais, protocolos, checklist, aplicativos e identificaram-se os indicadores de segurança do paciente, que contribuíram para a construção do instrumento a ser aplicado junto aos pacientes que passaram pela unidade de recuperação pós-anestésica. Utilizou-se da validação por aparência para validar o referido instrumento que alcançou um CVC de 0,94. Após aplicação do instrumento, observou-se que 66% eram do sexo feminino, com eletivas (88,0%), cirurgias ginecológicas (28,0%) e cirurgias de retirada de nódulos cancerígenos (20,0%), os indicadores de segurança apontados pelos pacientes foram a infraestrutura, equipe multiprofissional, família/cuidador e pessoa(paciente). Quanto aos itens do instrumento, os pacientes consideram como 100% Muito importantes para a segurança do paciente para unidade estudada. Realizou-se grupo focal com quatro enfermeiras da URPA, com atuação 100% na assistência e obtiveram-se os seguintes resultados: indicadores de segurança relacionados à admissão do paciente, procedimentos, escala, protocolo e avaliação/alta. Construiu-se a cartilha educativa com base na revisão integrativa, entrevista com os pacientes e grupo focal. Conclusão: a cartilha educativa para segurança do paciente irá subsidiar os enfermeiros na assistência qualificada e segura na unidade de recuperação pós anestésica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Interno - 566558 - MIRIAN ALVES DA SILVA
Externo à Instituição - PATRÍCIA JOSEFA FERNANDES BESERRA