PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: BÁRBARA MARIA LOPES DA SILVA BRANDÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BÁRBARA MARIA LOPES DA SILVA BRANDÃO
DATA: 12/04/2022
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/idi-vmvh-qer
TÍTULO: Subconjunto terminológico da CIPE para pessoas idosas em situação de violência
PALAVRAS-CHAVES: Idoso; Violência; Enfermagem Forense; Terminologia Padronizada em Enfermagem.
RESUMO: Introdução: O processo de hospitalização costuma ser estressante para a pessoa idosa, pois envolve a interrupção da rotina doméstica, fragilidades nos vínculos familiar e de amizades, enfrentamento de dificuldades no processo saúde-doença e diminuição de algumas habilidades, tais como capacidade funcional e cognitiva. Além disso, alguns antecedentes podem ser agravantes às condições de saúde desse público no ambiente hospitalar, sobretudo se não investigados pela equipe interdisciplinar. Dentre uma das causas dessas internações, destaca-se a Violência Contra a Pessoa Idosa (VCPI), fenômeno complexo e com diversas implicações para a saúde da pessoa idosa e familiares. Desse modo, a presença de pessoas idosas em instituições hospitalares constitui um momento oportuno para detecção e notificação da violência. O (a) enfermeiro (a) que apresenta um olhar diferenciado para essa situação deve utilizar o Processo de Enfermagem (PE) para delinear o planejamento da assistência e realizar as comunicações necessárias para a vigilância dos casos. A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) compreende uma terminologia enumerativa, combinatória e especializada, com organização estrutural em conceitos e definições que facilitam o raciocínio clínico e, consequentemente, a documentação do cuidado. Ao utilizar essa terminologia, o enfermeiro alicerça sua prática, fundamentada em um conjunto de saberes e conhecimentos científicos, sob a aplicação de uma classificação consolidada mundialmente para atuar na promoção, prevenção e intervenções ao cliente, neste caso, a pessoa idosa em situação de violência. Considerando tais informações, constata-se então uma preocupação em estruturar um subconjunto terminológico que organize e facilite a linguagem da enfermagem na execução do cuidado relacionado a VCPI. Objetivo Geral: Estruturar um subconjunto terminológico da CIPE® para pessoas idosas em situação de violência, segundo a Teoria Construída de Cuidados de Enfermagem Forense. Método: Estudo metodológico, o qual destina-se ao desenvolvimento de um subconjunto terminológico da CIPE® para pessoas idosas em situação de violência, segundo a Teoria Construída de Cuidados de Enfermagem Forense. Para tanto, será desenvolvido de acordo com o método de elaboração de subconjuntos terminológicos, o qual consiste nas seguintes etapas: (1) identificação dos termos relevantes para a clientela e/ou prioridade de saúde; (2) mapeamento cruzado dos termos identificados com termos da CIPE; (3) construção de enunciados DE/RE e IE; e (4) estruturação do subconjunto.
Externo à Instituição - ANA CLAUDIA TORRES DE MEDEIROS
Interno - 332057 - MARIA MIRIAM LIMA DA NOBREGA