PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: BRUNA GABRIELLE DE ARAUJO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA GABRIELLE DE ARAUJO SILVA
DATA: 25/04/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/onu-zhcr-iaz
TÍTULO: COMUNICAÇÃO ENTRE AS EQUIPES DE ATENÇÃO BÁSICA A PARTIR DA REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA DE CRIANÇA/ADOLESCENTE COM DOENÇA CRÔNICA
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação em Saúde. Equipe de Assistência ao Paciente. Encaminhamento e consulta. Criança. Adolescente. Doença crônica.
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A comunicação entre as equipes que atuam na atenção primária à saúde é uma ferramenta fundamental para a efetivação do sistema de referência e contrarreferência no cuidado de crianças/adolescentes com doença crônica. Esse sistema contribui para a integralidade da rede de atenção, potencializando as ações de saúde que proporcionarão a continuidade do cuidado dessa população. Objetivo: Compreender a comunicação entre as equipes multiprofissional da atenção básica e de Saúde da Família, a partir do sistema de referência e contrarreferência de crianças/adolescentes com doença crônica. Método: Pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, realizada em Unidades de Saúde da Família de um município da Paraíba com 13 profissionais, sendo uma médica, uma psicóloga, uma nutricionista, duas fonoaudiólogas, duas fisioterapeutas e seis enfermeiras. As entrevistas em profundidade ocorreram por via remota entre setembro e dezembro de 2021 e os dados foram interpretados pela Análise Temática Indutiva. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE: 47656821.5.0000.5188 e Protocolo nº 4.866.676Resultados: Os profissionais de saúde evidenciaram que a comunicação realizada entre as equipes multiprofissional de atenção básica e de saúde da família, não está ocorrendo de forma adequada devido a não efetivação do sistema de contrarreferência. O não preenchimento do instrumento formal de contrarreferência, somado ao acúmulo de funções dos profissionais da equipe multiprofissional foram apontados como óbices que os impedem de realizar o suporte necessário na unidade saúde da família e prejudicam a comunicação entre eles. Considerações Finais: Identificou-se a necessidade de incentivo, por parte dos gestores, aos profissionais de ambas as equipes, para a realização da comunicação por meio dos instrumentos formais, além de outros mecanismos que aumentem o vínculo entre esses profissionais, como, a realização de reuniões de equipe e elaboração de plano de cuidado em conjunto.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1067036 - ELENICE MARIA CECCHETTI VAZ
Externo ao Programa - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE
Interno - 1522688 - NEUSA COLLET