PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: PAULA FRASSINETTI OLIVEIRA CEZÁRIO

DISCENTE: PAULA FRASSINETTI OLIVEIRA CEZÁRIO
DATA: 27/04/2022
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/eei-iawj-jrc
TÍTULO: Impacto da pandemia de covid-19 na saúde mental de discentes da graduação e da pós-graduação em enfermagem
PALAVRAS-CHAVES: Saúde mental; Estudantes; COVID-19 -19; Transtornos mentais.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: No início de 2020, foi decretada a pandemia pela COVID-19 -19, ocasionada pelo vírus SARS-COV-2, caracterizado por sua alta transmissibilidade e diversidade em provocar manifestações clínicas, de brandas a severas, além dos danos econômicos, sociais, e culturais interligados aos aspectos emocionais. Objetivo: Analisar os impactos da COVID-19 -19 na saúde mental de discentes da graduação e pós-graduação em enfermagem. Percurso Metodológico: Pesquisa descritiva, transversal tipo inquérito, com abordagem quantitativa e de base secundária. Utilizou-se a técnica de bola de neve a partir do envio do instrumento elaborado no Google Forms por via e-mail e pela rede social Whatsapp aos representantes discentes das turmas de graduação e pós-graduação em enfermagem. A amostra foi composta por 206 discentes de enfermagem. Os dados foram processados no software Statistical Package for the Social Science, versão 26.0 e analisados mediante estatística descritiva. Foram respeitados os preceitos éticos estabelecidos na Resolução 466/ 2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: Verificou-se que dentre aqueles com estado mental autodeclarado ruim, 132 (72,1%) enquadrava-se no gênero feminino, 108 (76,6%) com idade entre 18 e 25 anos, 2 (1,0%) divorciados(as)/separados(as), 102 (72,9%) apenas estudavam e 64 (71,1%) recebiam auxílio. Nos domínios da saúde, o estado mental ruim esteve mais presente naqueles que referiram prejuízos resultantes do distanciamento social nas áreas financeiras 66 (71,0%), física 74 (84,1%), emocionais 129 (76,8%), sexual 46 (75,4%) e espiritual 44 (74,6%). Contudo, para a área social, a prevalência do estado mental ruim esteve presente naqueles que não afirmaram interferências 47 (74,6%). Conclusões: Evidenciou-se que os discentes apresentaram comportamentos sugestivos para transtornos mentais comuns. Sugere-se que gestores, docentes e afins reflitam e viabilizem estratégias individuais e coletivas no intuito de melhorar a saúde mental dos estudantes de enfermagem e quiçá possa ser compartilhado para outros órgãos públicos.
Presidente - 2138635 - SANDRA APARECIDA DE ALMEIDA
Interno - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA