PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: ALANE RENALI RAMOS DE FREITAS

DISCENTE: ALANE RENALI RAMOS DE FREITAS
DATA: 27/04/2022
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/dou-hius-qig
TÍTULO: A PANDEMIA DE COVID- 19 E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE DOCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Covid-19, práticas docentes, pandemia, saúde mental.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: O coronavírus é o vírus responsável por ocasionar a doença da Covid-19, foi caracterizada pandemia em março de 2020 o que acarretou uma série de mudanças na rotina da sociedade, sendo necessária adesão a medidas restritivas de combate à disseminação do vírus. Essas mudanças acarretaram impactos na saúde metal da população, sobretudo aos docentes, tendo que se adaptar ao ensino remoto na modalidade home office, e este, a depender de algumas características, pode ser tornar um ambiente adoecedor. Objetivo: Apontar o impacto para as questões que envolvem a saúde mental que foi afetada pela pandemia da Covid-19 nos docentes da área de saúde. Método: Trata-se de um estudo de base de dados secundários, que envolveu 267 docentes de ensino superior da área de saúde. Teve como recorte a abordagem quantitativa de natureza descritiva, de corte transversal. Os dados foram processados pelo software SPSS versão 26.0 e analisados utilizando a estatística descritiva, com medidas de tendência central e inferencial, utilizando os Testes Qui-Quadrado de Pearson, Exato de Fisher. Resultados: A insatisfação sobre a saúde mental foi mais frequente entre os docentes do sexo feminino 105 (49,3%), com idade entre 18 e 25 anos 36 (48,6%), divorciados/separados 14 (53,8%), com filhos 78 (47,9%), com prejuízos na alimentação 87 (54,0%), que não praticavam atividade física 63 (53,4%), com padrão de sono inadequado 103 (65,6%) e em uso de medicação psicotrópica 27 (58,7%).No que diz respeito aos aspectos de vida, aqueles com interferências nos domínios emocionais 115 (58,4%), espiritual 27 (58,7%), financeiro 45 (52,3%), físico 69 (50,7%) e sexual 50 (70,4%) também foram relevantes sobre a saúde mental insatisfatória. Das variáveis mencionadas, houve significância estatística para a alimentação (p=0,015), padrão de sono (p<0,001), e os aspectos emocional e sexual (p<0,001). Considerações finais: Espera-se que este estudo possa contribuir para a adoção de medidas que minimizem os impactos gerados pela Covid-19 na saúde mental dos docentes, com a criação de estratégias efetivas voltadas para a sensibilização e capacitação dos profissionais que compõe o ambiente de ensino superior.
Externo ao Programa - 1646154 - ANNA LUIZA CASTRO GOMES
Interno - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA