PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: HAYDÊE CASSÉ DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HAYDÊE CASSÉ DA SILVA
DATA: 01/06/2022
LOCAL: Ambiente virtual - http://meet.google.com/ygo-rcwc-wjt
TÍTULO: Saúde, Espiritualidade e Idosos no Contexto da COVID-19: Um Estudo a Luz da Teoria das Representações Sociais
PALAVRAS-CHAVES: Coronavírus. Idoso. Espiritualidade. Religião. Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: O envelhecer com saúde é um grande desafio para população idosa diante das adversidades como se percebeu na pandemia pela Coronavírus Disease-2019 (COVID-19). Despertou-se logo de inicio, a preocupação com a fragilidade das pessoas idosas, resultando em recomendações mais rigorosas na proteção da saúde física. Desta forma, as pessoas idosas precisaram reajustar-se e adaptar-se a situação inesperada pela privação de rotinas de seu cotidiano, modificando comportamentos para enfrentar as repercussões advindas pelo surgimento da COVID-19 no mundo. A Teoria das Representações Sociais (TRS) surge como proposta para compreender o conhecimento sobre saúde e espiritualidade elaborada por pessoas idosas, que vivenciaram o período de pandemia da COVID-19. Este estudo justifica-se por sua relevância no fortalecimento das pesquisas sobre a temática apontando contribuições para sociedade, gestores e políticas públicas em saúde. Portanto, objetivou-se analisar as representações sociais sobre saúde e espiritualidade de pessoas idosas no contexto COVID-19. Estudo de campo, exploratório com abordagem quanti-qualitativa para análise dos dados, utilizando amostragem do tipo não probabilística, delimitada pelo critério de saturação dos dados. A amostra foi composta por 50 voluntários selecionados por conveniência no Instituto Paraibano do Envelhecimento da Universidade Federal da Paraíba. A coleta dos dados ocorreu de maio a agosto de 2021, utilizando a técnica de entrevista, a partir de instrumento elaborado pelos pesquisadores, contendo: (1) Teste da Associação Livre de Palavras (TALP), (2) roteiro de entrevista. O participante foi abordado previamente por contato telefônico para esclarecimentos sobre o estudo, participação e autorização com agendamento para encontro por ambiente virtual. Os dados coletados foram distribuídos em dois corpus para processamento pelo software IRaMuTeQ®, empregando-se as análises de frequência simples, múltipla, e prototípica para o instrumento TALP; e, o método Reinert e Similitude para o corpus textual. Em seguida, foram analisados pela abordagem estrutural e processual da TRS. Evidencia-se que as representações sociais de pessoas idosas construídas sobre saúde e espiritualidade estruturou-se na conexão com Deus por meio do exercício da fé para manter bem-estar físico e mental em circunstâncias conflitantes ou desconhecidas, ocasionadas pela existência da COVID-19 no mundo. Os entrevistados, associaram a importância da manutenção da condição de saúde existentes antes da pandemia, às estratégias físicas, mentais e espirituais utilizadas para amenizar a repercussão advinda com isolamento e distanciamento social. A imagem representacional da COVID-19 foi ancorada e objetivada ao medo, desencadeado pela possibilidade de hospitalização e morte deles ou de seus entes e/ou amigos queridos, tomando atitude de aceitação das recomendações para proteção da saúde. O conhecimento sobre a doença ocorreu ao longo do ano 2020-2021 a partir das informações veiculadas na mídia, formando o conceito sobre o vírus que não afeta a pessoa idosa com exclusividade e/ou consequências letais. As representações sociais sobre saúde elaboradas pelas pessoas idosas deste estudo, foram estruturadas, categorizadas e compartilhadas, utilizando-se do exercício físico e coping religioso/espiritual, respectivamente. Sugere-se a ampliação em pesquisas futuras com amostras maiores e diferentes grupos comparativos que possam fortalecer a compreensão das crenças, ideias e práticas em diferentes sujeitos.
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO RANGEL TURA
Presidente - 2166087 - MARIA ADELAIDE SILVA PAREDES MOREIRA