PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELE SANTANA PEREIRA CARREIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELE SANTANA PEREIRA CARREIRO
DATA: 30/05/2022
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/app-nyci-feq
TÍTULO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO CONHECIMENTO E ATITUDES DE ENFERMEIROS SOBRE LESÃO POR PRESSÃO
PALAVRAS-CHAVES: Lesão por pressão. Conhecimento. Atitude. Enfermagem. Estudos de avaliação.
RESUMO: As lesões por pressão são danos localizados na pele ou tecidos moles subjacentes decorrentes de pressão sustentada não aliviada. Apesar do incentivo no âmbito internacional à prevenção, a ocorrência desse agravo ainda é preocupante. A falta de conhecimento dos profissionais de enfermagem associada às atitudes negativas contribuem para a perpetuação desta problemática. Os objetivos deste estudo são avaliar o conhecimento teórico sobre lesão por pressão e atitude relacionados à prevenção de enfermeiros de um hospital público de ensino, realizar o levantamento na literatura sobre instrumentos de avaliação de conhecimento teórico dos enfermeiros sobre lesão por pressão, construir um instrumento de avaliação do conhecimento teórico e atitude com relação à prevenção, realizar a validação de conteúdo, semântica e de construto do instrumento construído e aplicar o instrumento validado em enfermeiros de um hospital universitário público. Trata-se de uma pesquisa em duas etapas. A primeira etapa é um estudo metodológico em que foi construído uma ferramenta de avaliação de conhecimento e atitude, em processo de validação de conteúdo. Após cumpridas todas as etapas de validação, será realizada uma pesquisa transversal com enfermeiros de um hospital universitário público.
Externo à Instituição - ELIZABETH SOUZA SILVA DE AGUIAR
Externo à Instituição - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA