PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: DANIELE DE SOUZA VIEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELE DE SOUZA VIEIRA
DATA: 20/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/nwr-dndw-eax
TÍTULO: Efetividade de uma intervenção educativa com enfermeiros para a vigilância do crescimento e do desenvolvimento infantil na consulta de puericultura: um estudo misto.
PALAVRAS-CHAVES: Saúde da Criança; Crescimento e desenvolvimento; Cuidado da criança; Enfermagem; Educação permanente; Atenção primária à saúde.
PÁGINAS: 182
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A consulta de enfermagem em puericultura proporciona o seguimento da criança, tem potencial de promover saúde, efetivando a vigilância do desenvolvimento infantil e, quando realizada com qualidade, é uma estratégia importante para prevenir agravos e internações por causas evitáveis. Objetivo: Avaliar a efetividade de uma intervenção educativa e apreender a percepção dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família quanto à mudança dos conhecimentos e das práticas de vigilância do crescimento e do desenvolvimento na consulta de puericultura. Percurso metodológico: estudo misto, com abordagem quanti-qualitativa, multifásico de intervenção, com delineamento quase experimental, do tipo antes e depois, sob a ótica da teoria da aprendizagem educativa de David Ausubel, realizado de dezembro de 2020 a março de 2021, com enfermeiros atuantes na Estratégia Saúde da Família do Distrito Sanitário I do munícipio de João Pessoa – Paraíba. Para avaliar antes e após a atividade educativa, foi utilizado um instrumento previamente construído e validado e entrevistas semiestruturadas, analisadas sob a técnica de análise temática. Na análise estatística, foi realizada a análise descritiva e análise inferencial, aplicando os testes de McNemar, Wilcoxon e a Teoria da Resposta ao Item com o modelo de Rasch. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética, sob o nº 26615819.1.0000.5188. Resultados: A integração dos dados quantitativos e qualitativos possibilitou a construção e validação do instrumento de coleta de dados. Os enfermeiros acertaram mais itens do instrumento e ocorreu uma diminuição significativa do índice de dificuldade após a intervenção. Ademais, houve o impacto positivo após a intervenção educativa na aquisição de novos conhecimentos e de práticas durante a consulta de puericultura dos enfermeiros. Conclusão: Os achados evidenciaram que a intervenção educativa sobre vigilância do crescimento e do desenvolvimento na consulta de puericultura foi efetiva para a melhoria do conhecimento e da prática dos enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde. Acredita-se que promover educação permanente e discussões a respeito da vigilância do crescimento e do desenvolvimento infantil entre os profissionais de saúde auxiliam na melhoria do cuidado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1212004 - ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT
Externo à Instituição - BEATRIZ ROSANA GONÇALVES DE OLIVEIRA TOSO
Interno - 1067036 - ELENICE MARIA CECCHETTI VAZ
Externo à Instituição - LUCIANO MARQUES DOS SANTOS
Interno - 1522688 - NEUSA COLLET