PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEICY KARINE NASCIMENTO DE ARAÚJO MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLEICY KARINE NASCIMENTO DE ARAÚJO MONTEIRO
DATA: 28/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/ggg-hbxr-cvn
TÍTULO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO DE ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL AO IDOSO HOSPITALIZADO EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Protocolos; Equipe Multiprofissional; Fluxograma; Assistência Hospitalar; Maus-Tratos ao Idoso; Exposição à Violência.
PÁGINAS: 100
RESUMO: Introdução: o envelhecimento é um fenômeno global devido a mudança no perfil epidemiológico e demográfico populacional em todo o mundo. Advinda com essas transformações, a prevalência da violência contra pessoa idosa torna-se mais eminente, bem como seus impactos para a saúde dessa população, requerendo que a equipe multiprofissional esteja capacitada para identificar e conduzir a assistência aos idosos em situação de violência. Dessa forma, evidencia-se a necessidade do desenvolvimento de estudos que se proponham a elaborar tecnologias que fundamentem a atuação multiprofissional na assistência aos casos de violência. Objetivo: construir e validar protocolo de atendimento multiprofissional ao idoso hospitalizado em situação de violência. Metodologia: tratar-se-á de um estudo metodológico para elaboração de um protocolo. Foi inicialmente conduzido por uma scoping review, sequenciada pela elaboração dos produtos. Em seguida, haverá a realizada a validação do protocolo, em que este será transformado em um aplicativo móvel. Posteriormente, será realizada a validação de aparência do aplicativo móvel e capacitação dos profissionais para sua utilização. Resultados: o protocolo foi desenvolvido contemplando a atuação dos seguintes profissionais: médico, técnico de enfermagem, enfermeiro, enfermeiro forense, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, farmacêutico, odontólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, radiologista, profissionais da segurança pública e profissionais do âmbito jurídico. O protocolo aborda recomendações para as seguintes etapas do atendimento: prevenção; identificação dos fatores de risco; definição dos tipos de violência; avaliação dos sinais, sintomas e comportamentos de acordo com cada tipo; consequências da violência; anamnese; exame físico; atuação multiprofissional; acompanhamento; e articulação intersetorial.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXSANDRO SILVA COURA
Externo à Instituição - EMANUELLA DE CASTRO MARCOLINO
Presidente - 1762965 - RAFAELLA QUEIROGA SOUTO
Interno - 2138635 - SANDRA APARECIDA DE ALMEIDA
Interno - 2287475 - SELENE CORDEIRO VASCONCELOS