PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: SAEMMY GRASIELY ESTRELA DE ALBUQUERQUE
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAEMMY GRASIELY ESTRELA DE ALBUQUERQUE
DATA: 28/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/htb-pyiz-voz
TÍTULO: Escala de Competências Gerenciais em Ação de Enfermeiros na Organização Hospitalar.
PALAVRAS-CHAVES: Administração Hospitalar; Avaliação de Desempenho; Competência Profissional; Enfermeiros; Validação de instrumento.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A formação de competências em ação é um campo emergente de pesquisas no
meio acadêmico. Autores destacam a necessidade de mais estudos no Brasil, por haver lacuna
acerca do processo de desenvolvimento de competências em ação dos enfermeiros, sendo uma
importante ferramenta de gestão ainda pouco explorada pelas organizações de saúde.
Objetivos: Construir e validar uma escala para mensurar as competências gerenciais em ação
de enfermeiros na organização hospitalar. Caracterizar as competências gerenciais de
enfermeiros na organização hospitalar. Gerar itens para construção de uma escala de
mensuração das competências gerenciais em ação de enfermeiros na organização hospitalar.
Validar a escala de mensuração das competências gerenciais em ação de enfermeiros na
organização hospitalar. Analisar os níveis de competências gerenciais em ação de enfermeiros
na organização hospitalar. Método: Trata-se de um estudo metodológico para construção e
validação de uma escala de mensuração seguindo os 10 passos recomendados por Costa. Os
passos 1 e 2 diz respeito a etapa qualitativa, em que foi realizada uma revisão integrativa da
literatura, três sessões de grupo focal com enfermeiros gestores em um hospital público e um
privado para geração de itens do instrumento (via Google Meet) e validação de conteúdo dos
mesmos (via Google Forms), etapa de validação de conteúdo dos itens com especialistas da
área de Gerenciamento em Enfermagem e Construção e validação de instrumentos de
mensuração. O Coeficiente de Validade de Conteúdo foi aplicado para análise de
concordância. Nos passos 3 e 4 foi realizado adaptação dos itens em uma escala Likert de 5
pontos via Google Forms. No passo 5 foi realizada a primeira atividade de amostragem
enviando o instrumento para estudantes de enfermagem que cursaram a disciplina de
Administração em Enfermagem e pós-graduandos em enfermagem de instituições de ensino
superior públicas e privadas da Paraíba, alcançou-se N=200 respondentes. O passo 6 consistiu
na realização da primeira rodada de procedimentos estatísticos de limpeza da escala, que
envolveu as seguintes análises: exploratória, fatorial exploratória, correlação e de
confiabilidade. No passo 7 foi realizada segunda atividade de amostragem, dessa vez com o
público alvo do estudo enfermeiros que atuam em hospitais públicos e privados do Brasil, o
instrumento foi enviado via Google Forms e alcançou-se N=424 respondentes. Por fim, nos
passos 8 a 10 foram realizados as mesmas análises estatísticas da primeira amostragem, mais
análise fatorial confirmatória e validação de construto, do tipo convergente, e ainda análise de
confiabilidade (alfa de Cronbach e ômega de McDonalds). Resultado: Foram levantadas
inicialmente, com base na etapa qualitativa do estudo, 6 dimensões, 19 competências e 54
itens para o instrumento. Em seguida, foi realizado os procedimentos estatísticos, de forma
que o instrumento ficou validado com 33 itens que caracterizam 10 competências gerenciais,
são elas: Planejamento e Controle, Supervisão, Comunicação, Trabalho em Equipe, Educação
Permanente, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Processos, Flexibilidade,
Intraempreendedorismo e Tomada de Decisão. Ao avaliar os níveis de competências
gerenciais em ação dos respondentes da amostragem final, encontrou-se níveis médio de uso
dessas competências. Conclusão: Foi desenvolvida a Escala de Competências Gerenciais em
Ação de enfermeiros no hospital com evidências de confiabilidade e validade para a
mensuração dessas competências. Essa escala trará contributos para o ensino, pesquisa e
assistência, visto que possibilita diagnóstico situacional das competências gerenciais em ação,
proporcionando um panorama norteador de intervenções educativas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA
Externo ao Programa - 2697113 - FRANCISCO JOSÉ DA COSTA
Externo à Instituição - ISABEL CRISTINA KOWAL OLM CUNHA
Interno - 336720 - MARTA MIRIAM LOPES COSTA
Presidente - 2287475 - SELENE CORDEIRO VASCONCELOS
Interno - 336528 - SERGIO RIBEIRO DOS SANTOS