PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: SAEMMY GRASIELY ESTRELA DE ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAEMMY GRASIELY ESTRELA DE ALBUQUERQUE
DATA: 28/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/htb-pyiz-voz
TÍTULO: Escala de Competências Gerenciais em Ação de Enfermeiros na Organização Hospitalar.
PALAVRAS-CHAVES: Administração Hospitalar; Avaliação de Desempenho; Competência Profissional; Enfermeiros; Validação de instrumento.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A formação de competências em ação é um campo emergente de pesquisas no meio acadêmico. Autores destacam a necessidade de mais estudos no Brasil, por haver lacuna acerca do processo de desenvolvimento de competências em ação dos enfermeiros, sendo uma importante ferramenta de gestão ainda pouco explorada pelas organizações de saúde. Objetivos: Construir e validar uma escala para mensurar as competências gerenciais em ação de enfermeiros na organização hospitalar. Caracterizar as competências gerenciais de enfermeiros na organização hospitalar. Gerar itens para construção de uma escala de mensuração das competências gerenciais em ação de enfermeiros na organização hospitalar. Validar a escala de mensuração das competências gerenciais em ação de enfermeiros na organização hospitalar. Analisar os níveis de competências gerenciais em ação de enfermeiros na organização hospitalar. Método: Trata-se de um estudo metodológico para construção e validação de uma escala de mensuração seguindo os 10 passos recomendados por Costa. Os passos 1 e 2 diz respeito a etapa qualitativa, em que foi realizada uma revisão integrativa da literatura, três sessões de grupo focal com enfermeiros gestores em um hospital público e um privado para geração de itens do instrumento (via Google Meet) e validação de conteúdo dos mesmos (via Google Forms), etapa de validação de conteúdo dos itens com especialistas da área de Gerenciamento em Enfermagem e Construção e validação de instrumentos de mensuração. O Coeficiente de Validade de Conteúdo foi aplicado para análise de concordância. Nos passos 3 e 4 foi realizado adaptação dos itens em uma escala Likert de 5 pontos via Google Forms. No passo 5 foi realizada a primeira atividade de amostragem enviando o instrumento para estudantes de enfermagem que cursaram a disciplina de Administração em Enfermagem e pós-graduandos em enfermagem de instituições de ensino superior públicas e privadas da Paraíba, alcançou-se N=200 respondentes. O passo 6 consistiu na realização da primeira rodada de procedimentos estatísticos de limpeza da escala, que envolveu as seguintes análises: exploratória, fatorial exploratória, correlação e de confiabilidade. No passo 7 foi realizada segunda atividade de amostragem, dessa vez com o público alvo do estudo enfermeiros que atuam em hospitais públicos e privados do Brasil, o instrumento foi enviado via Google Forms e alcançou-se N=424 respondentes. Por fim, nos passos 8 a 10 foram realizados as mesmas análises estatísticas da primeira amostragem, mais análise fatorial confirmatória e validação de construto, do tipo convergente, e ainda análise de confiabilidade (alfa de Cronbach e ômega de McDonald’s). Resultado: Foram levantadas inicialmente, com base na etapa qualitativa do estudo, 6 dimensões, 19 competências e 54 itens para o instrumento. Em seguida, foi realizado os procedimentos estatísticos, de forma que o instrumento ficou validado com 33 itens que caracterizam 10 competências gerenciais, são elas: Planejamento e Controle, Supervisão, Comunicação, Trabalho em Equipe, Educação Permanente, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Processos, Flexibilidade, Intraempreendedorismo e Tomada de Decisão. Ao avaliar os níveis de competências gerenciais em ação dos respondentes da amostragem final, encontrou-se níveis médio de uso dessas competências. Conclusão: Foi desenvolvida a Escala de Competências Gerenciais em Ação de enfermeiros no hospital com evidências de confiabilidade e validade para a mensuração dessas competências. Essa escala trará contributos para o ensino, pesquisa e assistência, visto que possibilita diagnóstico situacional das competências gerenciais em ação, proporcionando um panorama norteador de intervenções educativas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA
Externo ao Programa - 2697113 - FRANCISCO JOSÉ DA COSTA
Externo à Instituição - ISABEL CRISTINA KOWAL OLM CUNHA
Interno - 336720 - MARTA MIRIAM LOPES COSTA
Presidente - 2287475 - SELENE CORDEIRO VASCONCELOS
Interno - 336528 - SERGIO RIBEIRO DOS SANTOS