PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: PATRICIA SIMPLICIO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA SIMPLICIO DE OLIVEIRA
DATA: 27/07/2022
LOCAL: Auditório do Departamento de Enfermagem Clínica
TÍTULO: Construção de protocolo de educação para o autocuidado de pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2.
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Diabetes Mellitus tipo 2; Autocuidado; Educação em Saúde; Protocolo.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: O Diabetes Mellitus DM é considerado um dos grandes problemas de saúde da atualidade, com aumento substancial de novos casos a cada ano em todo o mundo. Objetivo: Construir protocolo de educação para o autocuidado de pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2 à luz da teoria Sistema Apoio-educação, proposta por Dorothea Orem. Método: Trata-se de um estudo do tipo metodológico de abordagem quanti-qualitativa. O estudo foi desenvolvimento em quatro etapas: pesquisa de campo, revisão de literatura, mapeamento das intervenções da NIC e construção do protocolo. A análise dos dados foi realizada com auxílio do software SPSS e por meio da Análise Temática proposta por Bardin O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, CAAE 03459112.1.0000.5188. Resultados: Foram mapeadas 22 intervenções e 65 atividades de Enfermagem, agrupadas de acordo com a semelhança das atividades, para melhor compreensão. Assim, surgiram três grupos principais de intervenções, com suas respectivas atividades: Estratégias para acompanhamento/avaliação; Atividades de autocuidado; Aspectos psicossociais/comportamento/aprendizagem. Elaborado fluxograma de operacionalização do Protocolo de Educação para o autocuidado de pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2. Conclusão: Espera-se que o protocolo desenvolvido possa servir de guia para o desenvolvimento de intervenções e estratégias educacionais e, principalmente, proporcionar melhora da qualidade de vida das pessoas com DM2 por meio da capacitação para autonomia do seu cuidado. O desenvolvimento deste protocolo evidenciou a importância da prática baseada em evidência e das teorias de Enfermagem. A utilização desses recursos mostrou a produção de resultados que impactam de forma positiva a vida das pessoas que recebem os cuidados de profissionais de Enfermagem.
Externo ao Programa - 336981 - CLEIDE REJANE DAMASO DE ARAUJO
Externo à Instituição - DANIELLE MARTINS DO NASCIMENTO OLIVEIRA