PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGÉLICA BARROS ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGÉLICA BARROS ARAÚJO
DATA: 07/11/2022
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/fyd-yrqk-ger
TÍTULO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E OS FATORES ESTRESSORES EM ENFERMEIROS QUE ATUAM EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: UMA ANÁLISE À LUZ DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO
PALAVRAS-CHAVES: Saúde do Trabalhador; Unidade de Terapia Intensiva; Psicodinâmica do Trabalho; Saúde Mental; Enfermagem.
RESUMO: O ambiente de trabalho está associado às circunstâncias que incidem no rendimento do trabalho e na produção do trabalhador, atribuindo ao sujeito significados geradores de prazer do fazer do seu exercício profissional, como também pode ser percebido como uma fonte geradora de sofrimento, a exemplo do desencadeamento do sofrimento psíquico. A presente pesquisa tem por objetivo verificar a percepção dos enfermeiros que atuam nas unidades de terapia intensiva acerca da organização e do estresse no ambiente de trabalho. Consiste em uma pesquisa de campo, descritiva, exploratória, de caráter qualitativa, realizada no Hospital Universitário Lauro Wanderley, no município de João Pessoa/PB. Farão parte da amostra 20 enfermeiros que queiram participar da pesquisa, apontados de forma não probabilística. Desta forma, serão apresentados questionários direcionados à cada enfermeiro que fará parte da amostra. Os questionários se encontrarão fundamentados na literatura pertinente à temática, estruturado previamente por meio de questões objetivas e subjetivas. A análise de dados subjetivos dar-se-á por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin e os dados objetivos serão analisados através da estatística descritiva simples, com o uso do software SPSS versão 20.0 e Excel versão 2019. A pesquisa atenderá ao que se preconiza a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e da Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018.
Presidente - 1892370 - BARBARA IANSA DE LIMA BARROSO
Externo à Instituição - MARINA BATISTA CHAVES AZEVEDO DE SOUZA