PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Exame de Qualificação de ANA MÁRCIA NÓBREGA DANTAS

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MÁRCIA NÓBREGA DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de Doutorado foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ANA MÁRCIA NÓBREGA DANTAS
DATA: 23/11/2022
LOCAL: Ambiente virtual - https:// meet.google.com/ndu-rfwq-buf

TÍTULO: TEORIA DE MÉDIO ALCANCE PARA AS NECESSIDADES DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA 1ª INFÂNCIA

PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem; Teoria de Enfermagem; Criança

RESUMO: Objetivo: Construir uma Teoria de Médio Alcance para o crescimento desenvolvimento da criança na primeira infância. Método: Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo teórica, de natureza descritivo-exploratória e abordagem qualitativa. A construção da presente teoria será norteada pelo método proposto por Swanson e Chermack. Os passos para construção de uma teoria. Possui quatro fases: conceitualização, operacionalização, confirmação e aplicabilidade. A etapa que será apresentada nesta presente qualificação será a fase de conceitualização. As etapas dessa fase são: identificar os conceitos, organizar os conceitos, e definir os limites. Resultados preliminares: Na análise do conceito, foi verificado que o atributo essencial do crescimento e desenvolvimento da criança é a maturação corporal e neurocerebral, os antecedentes foram: fatores maternos e paternos; condições biológicas da criança; experiências vivenciadas pela criança; ações educativas; ambiente doméstico e escolar; determinantes socioeconômicos e culturais; e os consequentes são: satisfação do desempenho funcional; satisfação da mãe; sinais de alerta; prevenção da violência, acidentes e agravos.

Presidente – 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA

Externo à Instituição – ANA PAULA NUNES DE LIMA FERNANDES