PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: ANA MÁRCIA NÓBREGA DANTAS
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MÁRCIA NÓBREGA DANTAS
DATA: 17/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual -
TÍTULO: Análise do conceito simultânea do crescimento e desenvolvimento infantil.
PALAVRAS-CHAVES: Formação de conceito; Crescimento e desenvolvimento; Saúde da criança; Enfermagem.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Objetivo: analisar simultaneamente os conceitos crescimento e desenvolvimento
infantil. Método: trata-se de uma análise conceitual, utilizando o método de análise do
conceito simultânea, por meio de nove etapas: desenvolvimento do grupo de consenso;
seleção dos conceitos a serem analisados; refinamento da abordagem de esclarecimento
do conceito; esclarecimento de conceitos individuais; desenvolvimento de matrizes de
validade; revisão do esclarecimento do conceito individual; reexaminação de matrizes
de validade; desenvolvimento do modelo processual; e apresentação dos resultados da
análise do conceito simultânea a pares para crítica. Resultados: inicialmente foram
selecionados 89 elementos antecedentes, 77 atributos e 73 consequentes e após
discussões e revisão, totalizou 51 elementos para antecedentes, 37 para atributos e 30
para consequentes. Dos 51 antecedentes, 13 são componentes de antecedentes do
conceito crescimento, 11 antecedentes do desenvolvimento e 27 antedentes de
crescimento e desenvolvimento. Elementos como baixo peso, sobrepeso,
práticas alimentares, atividade física e crescimento intrauterino apareceram
associado aos antecedentes de crescimento. Os elementos estímulo social, interação
genético-ambiental e estímulo a brincadeiras sociais e imaginativas para os
antecedentes de desenvolvimento. Os elementos do crescimento e desenvolvimento
foram: determinantes socioeconômicos, determinantes culturais, fatores paternos e
maternos e ambiente doméstico. Os 37 elementos dos atributos foram distribuidos da
seguinte forma: 11 para o crescimento, 11 para desenvolvimento e 15 para o
crescimento e desenvolvimento. Nos atributos do conceito crescimento pode-se
observar peso para a idade, estatura, perímetro cefálico e índice de massa
corporal para idade. Em relação aos atributos de desenvolvimento: Habilidades para
usar a linguagem, Habilidade motora fina e grossa e Habilidades sensoriais. Os
indicadores de crescimento e desenvolvimento são: Maturação neurocerebral,
Maturação corporal e Multidimensionais. Os 30 consequentes foram: 6 para o
crescimento, 8 para desenvolvimento e 16 para crescimento e desenvolvimento. Os
elementos dos consequentes para o crescimento destacam-se: Crescimento saudável e
Identificação no atraso do crescimento; para o desenvolvimento: Identificação no
atraso do desenvolvimento e Capacidade cognitiva; e os consequentes do
crescimento e desenvolvimento foram encontrados: Crescer e desenvolver dentro dos
limites normais, Redução da mortalidade e Higienização bucal e corporal
adequada. Considerações Finais: os resultados evidenciaram que os conceitos
crescimento e desenvolvimento são complexos e multidimensionais, sendo possível
afirmar que são distintos, passiveis de ser observados suas diferenças, mas também suas
semelhanças por meio dos antecedentes, atributos e consequentes.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1212004 - ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT
Externo à Instituição - GABRIELA LISIEUX LIMA GOMES
Presidente - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARCOS ANTÔNIO GOMES BRANDÃO
Externo à Instituição - NUNO DAMACIO DE CARVALHO FELIX
Externo à Instituição - PRISCILLA ALFRADIQUE DE SOUZA