PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CARLA LIDIANE JACOME DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA LIDIANE JACOME DE LIMA
DATA: 28/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do DENC
TÍTULO: TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA PESSOAS COM DIABETES MELLITUS: PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DURANTE E APÓS O CENÁRIO DE COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Diabetes Mellitus; Infecções por Coronavírus; Promoção da Saúde; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação.
PÁGINAS: 172
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A infeção pelo vírus Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2), que causou a doença coronavírus-19 (COVID-19) atingiu, principalmente, grupos vulnerais com maior risco de mortalidade dentre estes, encontra- se o Diabetes Mellitus. Uma forma de promover ações de promoção para a saúde para à pessoa com DM durante e após-COVID-19 se dá por meio do uso de tecnologias educacionais, como cartilhas educativas. Objetivo: analisar as evidências de validação de uma tecnologia educacional promoção da saúde pessoas com Diabetes Mellitus no cenário durante e pós-COVID-19. Método: estudo metodológico, multicêntrico de construção e validação de conteúdo e aparência pelo os especialistas e pela a pessoa com diabetes, desenvolvido em três etapas: uma revisão integrativa da literatura para fundamentar a elaboração da tecnologia; a validação de conteúdo e aparência pelos os especialistas, por último, a validação do conteúdo e aparência pela à pessoa com diabetes. A análise dos dados na primeira etapa foi contemplada por dois pesquisadores independentes, na segunda etapa utilizou-se Razão de Validade de Conteúdo e na terceira etapa, o Índice de Validade de Conteúdo. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo o Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande, parecer nº 4.329.230/2021. Resultados: Na primeira etapa a amostra constituiu de 17 artigos categorizados em medidas individuais, coletivas e governamentais; na segunda etapa participaram 27 especialistas das mais variadas regiões do Brasil avaliaram a cartilha educativa alcançando índices de Razão de Validade de Conteúdo adequados para validação de conteúdo e aparência, já na terceira etapa correspondeu 87 pessoas com diabetes que avaliaram a cartilha com relação ao conteúdo e aparência alcançando Índice de Validade de Conteúdo > 0,95. Considerações finais: A cartilha responde ao objetivo proposto apresentando-se acurada e válida. Espera-se que ela de fato seja utilizada para a promoção da saúde da pessoa com diabetes, uma vez que se constitui em um instrumento validado pelos os especialistas em diabetes e junto ao publico-alvo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2380681 - ADRIANA MARQUES PEREIRA DE MELO ALVES
Externo ao Programa - 2301299 - CIZONE MARIA CARNEIRO ACIOLY
Interno - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Presidente - 336720 - MARTA MIRIAM LOPES COSTA
Externo à Instituição - PATRICIA SIMPLICIO CARVALHO DE OLIVEIRA