PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: DAIANA BEATRIZ DE LIRA E SILVA

DISCENTE: DAIANA BEATRIZ DE LIRA E SILVA
DATA: 22/02/2024
LOCAL: PPGENF
TÍTULO: DESVELANDO AS BASES PEDAGÓGICAS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CUIDADORES FORMAIS DE IDOSOS
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Educação em Enfermagem; Cuidadores Formais de Idosos; Formação de Recursos Humanos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: O objeto deste estudo constitui o processo de formação de cuidadores formais de idosos, bem como, as bases pedagógicas desse processo, enquanto instrumento fundamental para o direcionamento dos cuidadores no seu processo de trabalho, discutiu-se acerca do estado da arte do curso técnico em cuidados de idosos do Centro Profissional e Tecnológico – Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Propôs-se a identificação das bases pedagógicas das disciplinas que compõem o processo formativo do curso ora citado por meio de análise de seus planos de ensino. Partiu-se do pressuposto de que, a prospecção do conhecimento dos processos de formação e processo de trabalho dos profissionais técnicos cuidadores formais de idosos, carece de clareamentos, bem como de uma ampla divulgação, tanto no mundo da educação, quanto no mundo do trabalho, de modo a forjar caminhos promissores para seu reconhecimento legal como força de trabalho, necessária e indispensável, na assistência às pessoas idosas. O material empírico foi obtido por meio de entrevistas e analisado através da técnica de análise de discurso. Com este processo, foi possível a construção da categoria empírica: Processo De Formação De Cuidadores Formais De Idosos: contraposição ensino e prática. Conclui-se a partir da análise do material empírico produzido por meio desta pesquisa que, no tocante às bases pedagógicas, que os planos de ensino utilizados para subsidiar o processo formativo dos técnicos em cuidados de idosos demonstram baixa potencialidade em alcançar plenamente os objetivos do curso. assim como, a utilização da vertente pedagógica liberal tradicional como subsídio prevalente nos planos de ensino do referido curso.
Externo ao Programa - 1024481 - AURILENE JOSEFA CARTAXO DE ARRUDA CAVALCANTI
Presidente - 338322 - MARIA DAS GRACAS MELO FERNANDES