PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE MELQUIADES RAMALHO NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE MELQUIADES RAMALHO NETO
DATA: 26/04/2018
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: Subconjunto terminológico da CIPE® para pacientes adultos com sepse
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Processos de enfermagem; Sepse; Unidades de terapia intensiva; Cuidados críticos.
RESUMO: Introdução: a sepse constitui um processo patológico que carreia consigo um peso importante na morbimortalidade dos pacientes críticos internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) brasileiras e mundiais, podendo ser definida pela presença de disfunção orgânica ameaçadora à vida secundária à resposta desregulada do hospedeiro a uma infecção. Assim, destaca-se a importância da realização do processo de enfermagem relacionado à sepse pelo fato de que metade dos pacientes diagnosticados necessita ser tratado em UTI; assim como se ressalta a vantagem da utilização de uma terminologia que adequadamente descreva e documente a prática da enfermagem de modo que os diagnósticos de enfermagem possam identificar a situação de saúde/doença dos indivíduos, resultando em um cuidado de enfermagem individual e integral, fundamentado no conhecimento científico. A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) consiste em uma linguagem de especialidade do campo da saúde que evidencia uma terminologia padronizada, ampla e complexa, da linguagem de enfermagem para descrever tanto os fenômenos do paciente pelos quais os enfermeiros são responsáveis quanto às intervenções específicas de enfermagem com seus respectivos resultados, sendo recomendada a estruturação de subconjuntos terminológicos. Objetivo: desenvolver um Subconjunto Terminológico da CIPE® para clientes adultos com Sepse, tendo como suporte teórico as Necessidades Humanas Básicas apontadas por Horta. Método: estudo metodológico ancorado no modelo fisiopatológico da sepse e em 4 etapas interdependentes e subsequentes de um modelo brasileiro para o desenvolvimento de Subconjuntos terminológicos da CIPE®: 1) identificação de termos relevantes para o cuidado de clientes adultos com sepse. 2) mapeamento cruzado dos termos identificados com termos da CIPE® versão 2017. 3) construção dos enunciados de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem. 4) estruturação do subconjunto terminológico da CIPE® para o cuidado de pacientes adultos com sepse. Resultados: a revisão de literatura identificou termos em 87 artigos e levantou outros termos em 47 prontuários, com um total de 3.272 termos relevantes, dos quais 765 constam na CIPE® versão 2017, a partir dos quais serão construídos diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem à luz do modelo de sete eixos da CIPE®, norma ISO 18.104 e modelo teórico. Conclusões: a produção do subconjunto contribuirá positivamente para a coleta e documentação sistemáticas dos elementos da prática de enfermagem direcionada ao paciente adulto com sepse.
Interno - 338322 - MARIA DAS GRACAS MELO FERNANDES
Presidente - 332057 - MARIA MIRIAM LIMA DA NOBREGA